A campanha “Combate à Pobreza Menstrual” tem o objetivo de conscientizar e discutir a necessidade de garantirmos dignidade menstrual à todas as mulheres e meninas em Dourados. A ação é uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Dourados e da Câmara Municipal.
Pobreza Menstrual é a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para plena capacidade de cuidar da menstruação. “A proposta da campanha é conscientizar e discutir a necessidade de garantirmos dignidade menstrual à todas as mulheres e meninas de Dourados. Muitas delas não tem acesso a esta higiene em razão de suas condições socioeconômicas, e por isso, a campanha vem chamar a atenção da sociedade, mobilizar inúmeros setores da sociedade e garantir a distribuição de absorventes nas unidades básicas de saúde, no serviço imigratório e na rede escolar de ensino”, afirma Mariana Rocha, gestora da coordenadoria especial de políticas públicas para mulheres de Dourados.
A segunda fase da campanha foi iniciada no mês de agosto com previsão até o final de setembro, mas com chance de prosseguir. “Além da arrecadação, o que precisamos mesmo é trazer o tema para o debate público. A falta de acesso a direitos menstruais representa uma enorme barreira no desenvolvimento do potencial das pessoas que menstruam. Meninas perdem aulas, mulheres perdem empregos e diversos problemas podem ocorrer, desde questões fisiológicas, como alergia e irritação da pele e mucosas até mesmo infecções”, reforça Mariana.
Para quem quiser doar absorventes, os pontos de coleta estão:
Drogaria Maxi Popular do Centro
Pharmacia Galgani
Supermercado Pires
Supermercado São Francisco
Farmácia Katayama
Secretaria Municipal de Saúde
Loja Gypsy Brasil
Laboratório Artemis
OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
Coordenadoria da Mulher
Ultra Popular Farmácia na rua Toshinobu Katayama