Seguindo a portaria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os agentes de trânsito de Dourados, tanto da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) como da Guarda Municipal, iniciaram nesta semana um curso de atualização. “O profissional que exerce a atividade de agente da autoridade de trânsito deve fazer o curso a cada três anos, é uma obrigatoriedade que garante a qualidade do trabalho prestado”, explica a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto.
O curso acontece na modalidade online, e segue até o próximo dia 23, com temas como legislação de transito aplicada, ética e cidadania, cidade e trânsito, operação, fiscalização, técnicas de abordagem e integração com a engenharia de tráfego. Para Mariana a interação entre as forças é fundamental para que haja uma uniformidade do atendimento. “Realizamos junto com a GM para integrar as ações de todos os agentes responsáveis. A lei está sempre mudando e os agentes têm de acompanhar essas mudanças. Melhora a qualidade profissional e consequentemente reflete na segurança do trânsito”.
Para a comandante da GM, Liliane Graziele Césspedes de Souza Nascimento, a ação é fundamental e garante coesão entre os agentes. “Estamos usando a plataforma da Guarda em um trabalho em conjunto, para que o treinamento seja o mesmo e as ações aplicadas também”.