Dourados aplicou cerca de 9,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde o início do lockdown. Isso significa que das 111 mil doses aplicadas no município 8,4% ocorreram no período de uma semana, de acordo com os dados do E-Vacine, que contabiliza as doses aplicadas em todo Mato Grosso do Sul.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vacinação, Maura Oviedo Barroso, a aceleração na vacinação se deve ao número de doses repassadas pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. Apenas na última remessa encaminhada na semana passada chegaram 4.590 doses, enquanto em alguns lotes, menos de 1 mil doses foram disponibilizadas.
“Essa última remessa encaminhada para Dourados nos ajudou a acelerar a vacinação. Nas remessas anteriores, nós precisamos controlar as doses aplicadas, focando principalmente a Dose 2, devido ao baixo número de doses. Com a normalização, conseguimos trabalhar com celeridade dentro do determinado no PNI [Programa Nacional de Imunização]”, aponta.
Ainda, de acordo com o E-Vacine mais de 78,1 mil pessoas tomaram a Dose 1, já 32,9 mil receberam a Dose 2 e estão com a imunização contra o vírus completa. A plataforma ainda indica que 90,4% das 122.929 doses encaminhadas foram aplicadas, totalizando 111.149 aplicadas.
Lembrando que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), responsável pela imunização dos indígenas, precisa atualizar os dados dos vacinados no município, o que indica um índice de vacinação ainda maior no E-Vacine.
Pensando nisso, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) firmou uma parceria com a Unigran para regularizar o lançamento de dados no sistema de monitoramento de aplicação das vacinas do Governo do Estado.
Confira quem pode se vacinar CLICANDO AQUI.