O Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados adotou uma série de medidas de biossegurança para garantir a proteção da saúde dos funcionários e usuários do órgão durante o período de pandemia de Covid-19.
A informação é do diretor Antônio Marcos Marques ao relatar o sucesso das medidas, uma vez que nenhum dos 20 funcionários e 12 estagiários contraiu o vírus neste período. Segundo ele, mesmo com as medidas adotadas foi mantido o número de consumidores atendidos.
Antônio Marques disse que entre as medidas estão a suspensão das audiências presenciais entre reclamantes e reclamados, a disposição de álcool em gel e distanciamento das cadeiras na sala de espera.
O diretor do Procon afirmou os atendimentos são feitos apenas de forma agendada sendo que o interessado por comparecer ao órgão ou simplesmente fazer um telefonema. Estas ações contribuíram, segundo Antônio, para que não haja tumulto e aglomeração de pessoas.
“Estamos registrando cerca de trinta reclamações por dia. O consumidor comparece no horário agendado, evitando que aguarde por muito tempo ser atendido e percebemos que desta forma que o atendente tem mais tempo para tentar solucionar o problema”, explicou o diretor.
As audiências, conforme afirmou Antônio Marques, estão sendo feitas por telefone. Ele anunciou para os próximos dias a adoção de uma plataforma na página do Procon no site institucional da Prefeitura para fazer os agendamentos e realização de audiências através de videoconferências.
Desde o dia 8 de junho a sede do Procon está funcionando na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1910, próximo ao Fórum, até que seja concluída a reforma da sede própria.