A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão realizar no dia 18 de março, no Teatro Municipal de Dourados, o Seminário Previne Brasil e Saúde na Hora. A programação ocorrerá o dia todo – das 07h30 às 18h30 e é destinada a todos os profissionais da Atenção Primária do Município.
O Programa Previne Brasil, lançado em 12 de novembro, altera procedimentos de repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios. A iniciativa visa incluir mais pessoas nos programas de atenção primária. A expectativa do governo é incluir 50 milhões de pessoas em diferentes programas dos SUS.
Segundo o governo, o novo modelo vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros, especialmente nos serviços de saúde da atenção primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, através de consultas médicas, exames e vacinação.
Antes, a distribuição de recursos era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas 43 mil Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam no país.
Para a secretária de Saúde Berenice Machado de Souza, a iniciativa oferece perspectiva de melhora no atendimento à população, incluído as centenas de às pessoas de cidades da região que recorrem a Dourados diariamente em busca de atendimento nas unidades de saúde.
O seminário em Dourados terá uma ampla programação e objetiva orientar gestores e profissionais da Atenção Primária sobre o novo modelo de financiamento, e pretende esclarecer dúvidas sobre a transição para o novo formato, considerando as responsabilidades de cada um dos gestores do Sistema Único de Saúde: município, estado e União.