A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Orientação do Consumidor), órgão da Procuradoria-Geral do Munícipio, vai promover uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Consumidor, que ocorre em 15 de março.
“O objetivo, além de marcar a data, é fornecer informações e, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre seus direitos e incentivar a prática do Código de Defesa do Consumidor, por entender que iniciativas como esta contribuem de forma eficaz e abrangente para a educação do consumo”, falou o diretor do Procon de Dourados, Antonio Marcos Marques.
O gestor defende uma visão mais completa da relação de consumo e enxergar também o empreendedor, o empresário, em suas necessidades. “Não podemos olhar toda a gama de empreendedores, lojistas, industriais, que também são consumidores, como se permanentemente fossem os vilões nessas relações. Eles precisam ter mais noção de seus deveres. Com isso, entendo que conscientizando esses empreendedores para que prestem um melhor atendimento aos seus clientes, obedecendo às regras estabelecidas, teremos menos reclamações de consumidores, menos problemas. Ou seja, uma das formas do Procon preservar os consumidores é preparando os empreendedores para que os atendam da melhor maneira possível”, explica, observando ainda que “é importante lembrar que sem empreendedores não temos geração de emprego e renda, consequentemente não temos consumo. Todos são importantes nessa cadeia”.
RANKING DE RECLAMAÇÕES
Durante este mês, o Procon/Dourados promove diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. A principal atividade que integra a Semana do Consumidor será a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF), que é a “lista negra” das empresas mais reclamadas no ano de 2019.
No dia 18, em parceria com o shopping Avenida Center, haverá distribuição de material educativo no shopping. O Procon irá orientar os consumidores e fazer a entrega gratuita de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de cartilhas educativas, dentre outros. O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos e os fornecedores sobre seus deveres.
PALESTRAS EDUCATIVAS
Para conscientizar os consumidores sobre os seus direitos, o Procon promoverá várias palestras educativas, em parceria com escolas e Secretaria de Assistência Social (através dos Cras). Também será realizada palestra para o Batalhão do Corpo de Bombeiros, ainda como parte da programação, do mês do consumidor.
“Todos nós somos consumidores e é preciso que as pessoas, de uma forma mais aprofundada, conheçam os seus direitos. A imprensa, nas grandes datas comerciais, tem ajudado muito os consumidores neste sentido, de que existe uma legislação que o protege de eventuais danos ou abusos, conhecer esses direitos e a forma de exercê-los. Precisamos de mais informação, mais conscientização”, frisou Antonio Marcos Marques.
NAS ESCOLAS
O Procon também irá às escolas para difundir e orientar os direitos dos consumidores aos mestres (os professores e funcionários administrativos), que são os multiplicadores de conhecimento. “Com esse projeto, e através dos professores e funcionários, entendemos que toda sociedade seja de alguma forma beneficiada. Além de falar sobre os direitos básicos do consumidor, as palestras envolverão orçamento familiar e adequação de orçamento de compras”, diz o diretor.
As escolas que desejarem receber essas palestras e fazer parte do projeto devem entrar em contato pelo e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou telefone 3411-7654.