A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados está orientando a população a procurar as unidades básicas de saúde mais próximas de suas casas, considerando que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) passou a priorizar o atendimento de casos de urgência e emergência.
De acordo com a secretária Berenice de Oliveira Machado Souza, casos menos graves devem ser tratados nos postos de saúde. São cinco unidades que mantêm atendimento até as 22 horas – Seleta (Grande Flórida), Jardim Maracanã, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações II e distrito de Vila Vargas.
“Recomendamos que as pessoas procurem mais os postos de saúde, seja de dia ou à noite, e somente recorram a UPA quando for caso grave, que requer atendimento de urgência”, pede a secretária.
Berenice diz ainda que a situação de dificuldade encontrada hoje na UPA é temporária e deverá ser normalizada em poucos dias, com a disponibilização de mais profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos), medicamentos, insumos e novos equipamentos.
A secretária informa que está sendo ajustada a escala de médicos e a partir de sábado, dia 19, novos médicos passarão a atender na UPA. São profissionais aprovados em processo seletivo da Fundação de Saúde. “Estamos no aguardo do repasse de recursos pelo Estado para a aquisição de medicamentos e insumos”, reforçou Berenice, informando ainda que está sendo estudada a possibilidade de se abrir novas unidades de saúde para ampliar o atendimento à população e desafogar a UPA.