A Secretaria Municipal de Saúde, sob direcionamento da portaria n°930, de 15 de maio de 2019, do Ministério da Saúde, institui em Dourados, o programa “Saúde na Hora”, com modificações no atendimento de Unidades Básicas de Saúde. As medidas possibilitarão melhor organização no fluxo de atendimento à população, além de agregar melhorias aos serviços.
Conforme a secretária de Saúde, Berenice Machado, o atendimento das unidades de saúde da Chácara Caiuás e do Jardim Piratininga passarão a acontecer integrados na unidade da Vila Índio. O horário de atendimento será das 07h às 19h, sem interrupção para almoço.
“Com isso, as pessoas antes atendidas nestes postos deverão buscar o atendimento diretamente na UBS da Vila Índio, bem como toda a população poderá buscar atendimento independente da área”, cita ao destacar que a mudança também impactará em mais profissionais de saúde a disposição na unidade.
A Unidade Básica de Saúde da Vila Matos terá o atendimento incorporado na Unidade Básica de Saúde da Seleta. A população poderá se dirigir ao local, com serviços das 07h às 22h, sem interrupção para o almoço. O quadro de profissionais de saúde também será ampliado nesta unidade.
As Unidades de Saúde da Vila Industrial, Jóquei Clube, Parque do Lago II e Izidro Pedroso, inclusas no “Saúde na Hora”, terão atendimento ao público das 07h às 19h, sem interrupção para o almoço, contando com três equipes de profissionais da saúde.
Na Unidade de Saúde da Vila Cachoeirinha, que já conta com atendimento até às 22h, a equipe de profissionais de saúde será ampliada.
“Com a integração das unidades, será possível diminuir custos com aluguel e outros agregar aos serviços. A população contará com melhor e ampliado atendimento e as mudanças devem estar estabelecidas nos próximos dias”, destaca a secretária.