A prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Urbanos, e o governo do Estado, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Administração, firmaram termo de cooperação mútua visando garantir melhor prestação de serviços no Núcleo Regional de Medicina Legal de Dourados (antigo IML). O termo de cooperação foi assinado pela prefeita Délia Razuk na manhã desta segunda-feira (10).
Pelo termo de cooperação, o município cederá para o Estado, além da estrutura física do Núcleo para serviços de necropsias, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do serviço de coleta de resíduos de saúde da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, para auxílio às atividades de necropsias.
A secretaria de Saúde cede técnicos em radiologia para auxiliar o perito médico legista nos exames radiológicos e auxiliares de enfermagem para auxiliar nos exames necroscópicos e executar limpeza, higienização e organização de instrumentos e cadáveres. Já a Semsur cede servidores para recolher e dar destino adequado aos resíduos sólidos oriundos do setor de necropsia.
O termo de cooperação mútua vigorará pelo prazo de dois anos.
IML
O antigo IML de Dourados ficou desativado por mais de cinco anos e os serviços na unidade foram retomados em agosto de 2017, quando foi reinaugurado o Núcleo Regional do Instituto de Medicina Legal, pelo governador Reinaldo Azambuja.
A unidade também recebeu novos equipamentos e passou a realizar alguns exames que até então eram feitos em uma empresa privada. O IML de Dourados atender pelo menos 14 cidades da região.