A ação “Sábado sem Mosquito”, sugerida pelo Ministério da Saúde no contexto da campanha nacional contra o Aedes aegypti, segue sendo desenvolvida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
No fim de semana passado (1°), o bairro contemplado com a visita das equipes foi o Canaã III, de onde foram retirados pelos menos 15 caminhões carregados de materiais inservíveis propensos ao acúmulo de água e proliferação do mosquito.
O secretário de Serviços Urbanos Fabiano Costa destaca a ação como um diferencial na luta contra os vetores de doenças e que o apoio da população segue sendo fundamental, pois também contribui para erradicação de outros vetores de doenças. “São mais algumas toneladas de lixo recolhidas das residências e vemos que a administração tem se colocado como ajudadora da comunidade em relação a este trabalho. Agradecemos a contribuição de cada morador”, disse.
Segundo Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, a próxima ação do “Sábado sem Mosquito” será no dia 15 de junho, na Vila Cachoeirinha, e no próximo sábado, na Vila Lili, o CCZ fará uma ação de conscientização em mutirão a partir da escola estadual Menodora Fialho de Figueiredo.
As ações seguem a lista de notificações positivas para os casos de dengue e visitam bairros onde é necessária intervenção. “Teoricamente os bairros com mais casos tem mais criadouros. Então chegamos até à população com as visitas de orientação e os moradores retiram o lixo que é recolhido em seguida. Uma ação contínua e conjunta”, disse Rosana.
Os bairros já visitados foram o Parque das Nações II, Vila Índio e Vila Rosa, BNH 4° Plano, Jóquei Clube, Distrito de Itahum, Parque do Lago, Estrela Verá e Santa Felicidade, área central e Jardim Canaã III. Todo o lixo é recolhido em um local próximo ao bairro atendido e depois encaminhado para o Aterro Sanitário do município.