A prefeita Délia Razuk garantiu uma usina de asfalto a quente para Dourados. O compromisso foi feito pelo superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcos Henrique Derzi Wasilewsk, por intermediação do senador Nelsinho Trad, do deputado federal Beto Pereira e do deputado estadual Neno Razuk.
O anúncio foi feito pelo próprio superintendente no gabinete da prefeita, durante visita a Dourados na tarde desta terça-feira (30). Marcos Derzi ressaltou que o município é osegundo maior de Mato Grosso do Sul e merece atenção, inclusive com projetos estruturantes que possam atrair, cada vez mais, a atenção de novos investidores e empreendedores.
A prefeita agradeceu pelo anúncio e ressaltou que é uma conquista importantíssima para o município, principalmente pelo período difícil que o poder público, a exemplo de outros pelo país a fora, atravessa em razão da situação financeira. “Nosso maior problema hoje em Dourados são as vias com pavimentação deteriorada e escassez de recursos”, lembrou Délia.
Com a usina será possível resolver esse problema e com custo, pelo menos, 40 por cento menor que se fosse feito mediante a contração de uma empresa para executar todo o serviço.
Fabiano Costa, responsável pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) explicou que hoje a prefeitura dispõe de uma usina, mas que trabalha no sistema de asfalto frio, o qual é utilizado no tapa-buracos atualmente.
A partir da implantação da nova usina será produzido asfalto quente, que permitirá até mesmo a construção de asfalto novo e recapeamentos. “Além da redução de custos teremos um serviço de melhor qualidade, ou seja, um trabalho eficiente para que o resultado seja duradouro”, destacou Fabiano, lembrando que essa é uma das propostas da prefeita Délia Razuk .
NOVOS PROJETOS
A presença do superintendente da Sudeco em Dourados representou a abertura de novas portas que trazem a possibilidade de melhorias para a cidade. Marcos Derzi se colocou a disposição da prefeita e sua equipe, para interceder junto a outros segmentos do governo federal, na apresentação de várias propostas.
Um deles, já apresentado a ele durante o encontro com a prefeita, é o do anel viário sul, ou perimetral sul.
O secretário de planejamento Carlos Dobes Vieira já foi autorizado pela prefeita a finalizar o projeto que está em andamento e encaminhar diretamente à Superintendência do órgão.
“É a grande oportunidade que o município tem de tornar concreta essa proposta, resolvendo assim a situação crítica do tráfego em uma rodovia federal que passa dentro da cidade”, disse o secretário, explicando que é para a região sul de Dourados que o município está se expandindo e necessita de estrutura para possibilitar essa expansão.
Várias outras propostas surgiram no encontro com o representante da Sudeco, as quais aos poucos se transformarão em projetos que poderão atender diversas necessidades do município, entre estas, a implantação de novas pontes em locais estratégicos e, a substituição de pontes ainda de madeira por concreto ou estrutura metálica.
Participaram também da reunião no gabinete da prefeita, além dos secretários de Planejamento e Serviços Urbanos, o secretário municipal de Fazenda, Paulo César Nogueira Júnior; de Obras, Marise Aparecida Bianchi Maciel; de Desenvolvimento Econômico, Rose Ane Vieira; da Agência de Habitação, Carlos Augusto de Mello Pimentel e, ainda, o vereador Júnior Rodrigues.