A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mantém três equipes de tapa-buraco atuando na recuperação das principais vias da cidade e, no fim de semana, abrangeu pelo menos 17,5 km de vias. O trabalho até no sábado e domingo é determinação da prefeita Délia Razuk.
Conforme o secretário Fabiano Costa, o trabalho no fim de semana foi feito para aproveitar a trégua da chuva. “Assim que a chuva parou, aguardamos os dois dias necessários e iniciamos o trabalho, aproveitando o fim de semana sem chuva para efetuar o trabalho. Nesta segunda-feira o cronograma continua”, explicou.
Segundo Fabiano, alguns procedimentos criticados pela população foram revisados e a busca é para que o trabalho seja feito da melhor maneira. “Todos sabemos da situação das ruas de Dourados e da necessidade de recapeamento. Mas a medida possível agora é o tapa-buraco e, em um primeiro momento, com massa fria. O que não deixamos de fazer é buscar soluções”, disse, lembrando que ainda há muito trabalho a ser feito.
As ruas recuperadas foram a Albino Torraca, entre a rua Cuiabá até a Ponta Porã, a Melvin Jones, entre a Cuiabá e Manoel Santiago, a rua Hilda Bergo Duarte, entre a Joaquim até a João Vicente Ferreira, a rua Rangel Torres, entre a Marcelino Pires e a Weimar Torres, a Nelson de Araujo, entre a Olinda Pires de Almeida e a Ponta Porã, a rua Camilo Ermelindo da Silva, rua Cuiabá até a Ponta Porã, a rua Quintino Bocaiuva esquina com Monte Alegre e a Toshinobu Katayama com João Vicente Ferreira.
Também foram recuperadas as ruas Olinda Pires de Almeida, entre a Toshinobu e a Presidente Vargas, a rua Ponta Porã, entre a Toshinobu e a rua Afonso Pena, a Oliveira Marques, entre a Toshinobu e a rua Pedro Celestino, a Major Capilé, da Toshinobu até a Pedro Celestino, na João Vicente Ferreira, entre a Toshinobu e a rua Aziz Rasselem, a Ciro Melo, entre a Toshinobu até a rua Pedro Celestino, na rua Mato Grosso entre a Weimar e a Joaquim Teixeira Alves.
A recuperação com massa fria é possível com a produção de material na usina de asfalto da prefeitura. A Semsur é a secretaria responsável pela aplicação da massa nas regiões com malha deteriorada em uma medida paliativa, com a compactação feita por um rolo compressor. Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas prepara a licitação para contratação de empresas para reforçar o tapa-buraco. Os recursos próprios previstos para este serviço são de R$ 5 milhões e este trabalho deve ser iniciado nas próximas semanas.