A prefeita de Dourados, Délia Razuk, em reunião com a secretária de Obras do município, Marise Aparecida Bianchi Maciel, determinou a abertura de processo licitatório para a aplicação de R$ 5 milhões nas operações de tapa-buraco na cidade.
Conforme a prefeita, os recursos são próprios e devem ser empregados na ampliação da recuperação das vias asfaltadas, uma vez que este serviço tem sido feito apenas com o material de massa fria produzido na usina do município. A prefeita pediu prioridade na elaboração deste processo, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).
“Temos prioridade nesta licitação para que a recuperação das ruas, que acontece hoje apenas com massa fria, seja reforçada. Os buracos geram transtornos para todos e, em Dourados, é um problema crônico, agravado a cada dia pelo aumento do tráfego e as chuvas, e pelas dificuldades de se conseguir recursos para este fim. Com esta verba, pretendemos sanar boa parte dos problemas”, disse.
Além dos recursos, outros R$ 500 mil provenientes de sobras do montante repassado pelo Governo do Estado para tapa-buracos na cidade serão empregados.
A prefeita destaca o fato de Semop e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) retomarem o trabalho conjunto. Desde junho de 2018, quando a licitação anterior findou, as duas secretarias deixaram de atuar juntas, ficando apenas a produção de massa fria como arma contra o estado crítico das ruas.
No fim de fevereiro deste ano, quando chegaram materiais para produção de mais massa fria, a Semsur iniciou de fato o trabalho em 2019. Em 2018, várias ações foram realizadas, no entanto, como ressaltam os especialistas da Semop, com a malha asfáltica antiga, a demanda tem sido cada vez maior.