Na sexta-feira (7), foi finalizada pelo Instituto do Meio Ambiente (Imam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a segunda etapa do projeto “Pomar nas Escolas”, que contemplou as unidades escolares do campo.
O projeto iniciado no mês de junho, na escola Fazenda Miya – polo teve continuidade em novembro. Foram em torno de 900 alunos beneficiados com o plantio de 220 mudas das variedades de limão, laranja, poncã, amora, goiaba, ameixa, jabuticaba, acerola, tamarindo, pitanga, cajá-manga, maracujá e nêspera.
“O projeto é voltado à uma produção de frutas que será destinada para o próprio consumo da escola. No ato do plantio e durante o cuidado para com a planta, estamos ensinando aos estudantes a importância de se ter uma alimentação saudável, sem agrotóxicos, e fomentando o cuidado com o meio ambiente”, ressaltou o diretor do Imam, Fabiano Costa.
A manutenção dos pomares instalados será feita pelos alunos e professores após orientação da equipe do departamento de Educação Ambiental do Imam. “O projeto teve uma boa receptividade e um resultado excelente. A previsão é que retorne no mês de fevereiro de 2019 e o objetivo é contemplar escolas da cidade”, explicou a educadora ambiental, Deisy Claro Duarte.
Em 2018, o Imam foi protagonista de inúmeras ações de educação ambiental, bem como de atividades de fomento ao cuidado com o meio ambiente.