O Ministério da Saúde selecionou o Hospital da Vida de Dourados para participar do Projeto “Qualiti Hospitalar”, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A unidade está entre 12 selecionadas em todo o país para a proposta, que tem duração de três anos.
Qualiti Hospitalar visa à qualificação da atenção e gestão hospitalar, com foco nas ferramentas de segurança do paciente/gestão da clínica. Todos os hospitais selecionados terão acompanhamento, apoio e consultoria prestados pelo HCor (Associação Beneficente Síria), de São Paulo.
O Ministério da Saúde destaca o objetivo de apoio aos gestores para que promovam mudanças nos serviços por meio da organização dos processos assistenciais e administrativos e aborda a proposta de “universalizar o Sistema Único de Saúde” dentro de uma visão de que todos os pacientes contem com um atendimento seguro.
A enfermeira Quézia Peres Woeth, da coordenação do projeto no Hospital da Vida, destacou a proposta com apoio a adoção de boas práticas assistenciais com planos de melhorias contínuas.
“É um direcionamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e política nacional de atenção hospitalar, cujo foco é que possamos transmitir o melhor serviço ao paciente com as ferramentas que dispomos”, disse.
Ela destacou ainda que se trata de uma seleção criteriosa em nível nacional e que será um grande diferencial para os serviços prestados em Dourados. Até o ano de 2020, os profissionais participantes contarão com assessoria de equipe do HCor “in loco” a cada 40 dias.
A próxima etapa do projeto acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, em Campo Grande. Grupo de participantes coordenadores de áreas do Hospital da Vida participará de oficinas do “Qualiti Hospitalar”.