A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) fez na quinta-feira (23) a limpeza de bocas de lobo no Distrito de Indápolis. Conforme o secretário Joaquim Soares, as estruturas estavam tomadas por lixo, que prejudicou o escoamento da água e acabou alagando algumas residências no distrito.
Diante da situação, o secretário aproveitou a oportunidade para solicitar a toda a população douradense, novamente, que não deposite lixo nas vias e faça a devida limpeza na frente das residências ou em terrenos baldios que sejam proprietários.
“Por mais que a Prefeitura faça a limpeza e retorne nos pontos, a contribuição dos cidadãos é fundamental. Somos todos douradenses e o lixo que eu jogo hoje na rua, prejudica meu vizinho amanhã”, disse.
O secretário disse que a Semsur tem flagrado situações em que cidadãos que moram em bairros de classe média-alta têm colocado lixo nos canteiros de avenidas, o que não deve acontecer. “Ficamos surpresos com a situação e pedimos que todos sejam sensatos. Encontramos restos de móveis deixados no canteiro central e ali não é o local”, disse o secretário, lembrando que a Prefeitura dispõe de ecopontos e que, se bem embalado, o lixo doméstico é recolhido na coleta.
TRABALHO
O secretário ressaltou ainda que a Semsur segue com o corte e retirada de árvores que caíram com as chuvas do fim de semana passado no município. Segundo Joaquim, o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro estão contribuindo, mas a demanda é grande, já que o vendaval causou danos em muitos locais. O trabalho seguirá na próxima semana.
Joaquim Soares agradeceu aos voluntários que têm ajudado no trabalho e lamentou que, diante da situação de chuvas intensas e sinistros que ocorrem, algumas pessoas usem o status que têm para promover desordem, ao invés de ajudar. “O camarada fica no ar-condicionado fazendo política. Gostaria que, da mesma maneira que tanto falam, fizessem como muitos cidadãos que arregaçaram as mangas e vieram ajudar e continuam ajudando a Semsur a fazer a limpeza. Esta demorando? Sim, porque a demanda desta vez foi muito grande e foi um evento da natureza. Passam de 110 casos de árvores caídas. Temos equipes que estão empenhadas e estamos trabalhando arduamente”, disse.
O secretário deu um recado à população. “Não existe desordem. Existe uma demanda muito grande e, claro, reconhecemos que há pendências. Mas estamos trabalhando dentro da possibilidade que temos. A administração segue ordenando o município, recuperando estruturas, organizando administrativos e preparando Dourados para mais conquistas. A turma do contra é meia-dúzia. A grande maioria dos douradenses está com Dourados, e nós também”, finalizou Joaquim.