A prefeita Délia Razuk recebeu na manhã desta segunda-feira (29) equipe do Conselho Municipal de Saúde e debateu ações para o setor. Técnicos da Secretaria de Saúde participaram da reunião em que foram apresentadas as demandas pelos conselheiros. A reestruturação da Atenção Básica da Saúde no município, encaminhada pela gestão
municipal, foi exposta durante o encontro.
De acordo com o secretário de Saúde Renato Vidigal, ocorrerá a ampliação do quadro de pessoal nas unidades básicas de saúde e reestruturação destas, inclusive com implantação de novas equipes. Estas ações serão direcionadas em regiões que possuem maiores demandas atualmente, como o Jardim Guaicurus e o Jóquei Clube.
A prefeita Délia Razuk destacou que esse encaminhamento possibilitará melhor atendimento para a população de locais que se expandiram rapidamente na cidade e necessitavam de implementação nos serviços.
“Vamos fortalecer a Atenção Básica dentro do planejamento realizado pela secretaria de Saúde com mapeamento das regiões e quadro de pessoal. Dourados se expandiu muito e enquanto administração nossa atuação será para levar melhor cobertura nestes serviços”, disse.
O secretário adjunto de Saúde Vagner Costa disse que as ações de reestruturação têm início ainda neste ano. Ele citou que após fortalecer a atenção básica nessas regiões, o mesmo direcionamento de trabalho será feito nas regiões do Bonanza, Parque do Lago e Jardim Novo Horizonte.
“Agregando à Proteção Básica da região do Idelfonso Pedroso, vamos poder atender não só a população residente ali como direcionar o atendimento para o Harrison de Figueiredo e Dioclécio Artuzi, que serão atendidos na unidade de saúde que está em fase de abertura. Ao mesmo tempo vamos dar atenção para a população do Jóquei Clube e posteriormente agregaremos aos serviços nas outras regiões”, pontuou.
Conselheiros presentes destacaram que esse planejamento agregará aos usuários e aos profissionais de saúde com a reestruturação de equipes.
A reforma do prédio do Centro Homeopático de Dourados e reestruturação também do prédio do PAM (Pronto Atendimento Médico) ainda foram apontadas por conselheiros presentes com grande importância para agregar melhoria dos serviços prestados no setor no município.