tecnologia tem sido utilizada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação de Dourados) para simplificar processos e agora também será uma ferramenta para agregar conhecimento aos profissionais da área. Na manhã desta segunda-feira (24), equipe da secretaria apresentou à prefeita Délia Razuk os avanços no Portal do Aluno e a estrutura do Projeto EaD Semed, que será lançado em breve.
A plataforma Portal do Aluno está disponível desde o ano passado e possibilita que os pais/responsáveis obtenham um acompanhamento da vida escolar dos filhos matriculados na Rede Municipal por meio de celular, tablet, computador. Além de oportunizar acompanhamento das notas, frequência, horário de atividades e outras ocorrências, agora o espaço também disponibiliza calendário de prova dos alunos, ocorrências de coordenação e o cumprimento de atividades.
“Além da disponibilização de novos dados, vale destacar também a nova forma de interação. Em relação às datas de prova, por exemplo, o responsável nem precisará consultar a plataforma, ele será avisado via mensagem”, destaca Eric Galassi, da E2 Tecnologia, empresa parceira do projeto.
Já o novo projeto EaD Semed foi estruturado para disponibilizar conteúdos para os profissionais da área. Mariolinda Rosa Ferraz, da coordenação administrativo-pedagógica dos núcleos de Educação Infantil e Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais, explica que por meio da plataforma cursos de várias temáticas serão ofertados.
Para a produção destes conteúdos, a Semed contará com parceria das universidades de Dourados.
“O aparato tecnológico será para promover a pedagogia online de forma bem sucedida”, destacou a coordenadora.
O secretário de Educação, Upiran Gonçalves destacou a forma de agregar conhecimento sem envolver altos custos e com praticidade. Ele ressaltou que a construção do EaD com uso de tecnologia da informação e comunicação envolveu amplamente os profissionais da Semed e resultou em inovação que se destaca entre as prefeituras de Mato Grosso do Sul.
O técnico Eric cita que plataformas como estas podem ser utilizadas futuramente em vários setores da prefeitura. Destaca que a segurança de dados é um ponto priorizado nestes processos.
A prefeita Délia Razuk elogiou os ambos os projetos e enfatizou que investir em tecnologia é fundamental para agilidade em atividades, melhor garantia de proteger informações e “chave” para ofertar capacitação.
“Sou parceira para este tipo de ação, vou apoiar o encaminhamento do EaD. Quero agradecer o empenho de todos nessas ferramentas, que trarão grandes diferenciais para nossa gestão e para todos os envolvidos, seja os profissionais, os alunos, pais, enfim, impacta positivamente nos processos”, apontou.