“Dar proteção às pessoas é um dos compromissos da gestão e hoje as ações lançadas agregam nesse intuito”, disse a prefeita Délia Razuk na manhã desta terça-feira, na abertura da Semana Nacional do Trânsito desenvolvida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
A ação ocorreu na Sala de Reuniões da prefeitura, onde também foi lançado um ‘desafio’ para crianças e adolescentes para uso em computadores com interatividade e educação de trânsito, desenvolvido por meio de parceria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
A programação da Semana prossegue até terça-feira, dia 25, com ações intensivas de educação no trânsito.
Conforme o diretor da Agetran, Carlos Fábio Selhorst, as atividades foram traçadas junto aos parceiros e levarão conscientização para públicos de várias faixas etárias, sempre enfocando a prevenção, com o tema Maio Amarelo: Nós Somos o Trânsito.
“Mais uma atividade de incentivo a todos os participantes do trânsito, para que adotem posturas para mais segurança a si mesmo e aos outros. Só tenho a agradecer a prefeita Délia Razuk por nos oportunizar desenvolver esse trabalho e aos nossos parceiros que têm se doado às atividades e agregado em mais eficácia no alcance da mensagem, desde crianças até o público de maior idade”, destacou.
A ferramenta desenvolvida pelo IFMS atende solicitação da Agetran. Trata-se de dinâmica na qual é possível identificar infrações de trânsito em cenários da cidade. A apresentação foi feita pelo professor Yuri Karan Tomas, que desenvolveu a proposta.
Cristhian Lelis, educador de trânsito da Agetran, destacou que a estruturação desta ação junto ao IFMS visou atrair as crianças e adolescentes em uma “linguagem” que leva também entretenimento e, portanto, torna-se mais atrativa.
A prefeita elogiou o trabalho, “que agregará muito no trabalho com crianças e adolescentes e com a sociedade como um todo, pois, estes transmitem as mensagens às pessoas ao seu redor e serão os motoristas de amanhã”.
“Será um momento de diversão e aprendizado e por pedido nosso o projeto desenhou vias e monumentos da cidade. É muito importante também essa referência; a interação inclui ainda mais a criança e o adolescente com mais responsabilidade e incentivo à cidadania”, destacou, observando que a gestão atua constantemente com a prevenção no trânsito e tem investido em mais segurança e para melhorar as condições de tráfego na cidade.
Carlos Vinicius da Silva Figueiredo, diretor do IFMS, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Dourados e destacou o desafio com um grande diferencial. “Foi muito gratificante para nós contribuirmos com a nossa cidade; hoje materializamos esse projeto com muita satisfação, dentro de um contexto envolvente para o público-alvo. Parcerias assim são muito significativas e o Instituto encontra-se a disposição”, pontuou.
São parceiros da Semana do Trânsito, a Universidade Federal da Grande Dourados, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar, Imam, Corpo de Bombeiros, Detran, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Samu, Guarda Mirim, CCR MSVia e Grand Prix.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana do Trânsito segue nesta quarta-feira (19), na Praça Antônio João, com a Expotrânsito, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, até sexta-feira.
Ainda na quarta-feira, a partir das 20h, no anfiteatro da Universidade Anhanguera, haverá exibição do filme “Elo Perdido”, desenvolvido com Bike é Legal. A Agetran destacou que esta programação se estenderá a todos os centros de formação de condutores de Dourados.
Para a sexta-feira (21), acontece a blitz do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a partir das 9h, na avenida Marcelino Pires, região central de Dourados.
Na segunda-feira (24) acontecem palestras em escolas das redes municipal e particular, e na terça-feira (25), as palestras acontecem em empresas de Dourados e região.