A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo segue até o dia 31 de agosto e Dourados busca atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo no período. A Secretaria de Saúde destacou que a média de crianças imunizadas no município de mais de 55% é maior que a nacional (51%) e a estadual (48%) atualmente e que, a Prefeitura de Dourados segue direcionando a mobilização para prevenção e saúde pública. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Núcleo de Imunização.
Dourados tem 12.590 crianças inseridas no público-alvo das vacinas contra pólio e sarampo. Conforme divulgado pelo Núcleo, após o dia D, 56,48 % do público-alvo da imunização contra a pólio foi atingido, e contra a pólio o público-alvo atingido foi de 55,28%.
O secretário de Saúde, Renato Vidigal, destacou que o empenho de todos os segmentos do setor na campanha e também no dia D junto a parcerias contribuiu para o alcance atual. Ele citou que o alerta à população permanece, pois, a imunização é essencial para que as doenças continuem sem registros no estado.
“O núcleo, a secretaria, os agentes, os postos, enfim toda equipe da saúde está nessa mobilização e o Dia D também foi um diferencial, conseguimos um ótimo avanço. Em média, 6 mil crianças precisam ainda ser imunizadas, os pais/responsáveis precisam se atentar levar os filhos para receberem as doses. O Brasil não tem casos de pólio mas outros países sim e recebemos muitas pessoas de fora, já o sarampo atinge Roraima e o Amazonas tem que ocorrer a prevenção, é essencial”, destacou.
As crianças menores de cinco anos devem receber as dosagens. São 35 unidades básicas de saúde em Dourados que disponibilizam as vacinas. Os responsáveis devem procurar os postos com a carteira de vacinação do menor em mãos para que ocorra a atualização das doses necessárias.
O horário de atendimento nas UBS é das 7h às 11h e das 13h e das 17h, com exceção das unidades do bairro Vila Rosa, Santo André e Seleta, que mantém o atendimento das 07h às 13h.
A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte. O sarampo também pode levar o indivíduo à morte, sendo esta uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro.
Foram parceiros do dia D, a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O Rotary Club tem apoiado a gestão municipal na mobilização e está na luta pela erradicação da pólio há anos.
Recentemente uma palestra ocorreu no auditório da prefeitura com o médico patologista Fábio Rocha Lima. O intuito foi incentivar os educadores quanto ao apoio a mobilização junto a rede municipal de ensino.