A capacitação para estagiários da Rede Municipal de Ensino iniciada na quarta-feira (8) será finalizada na tarde desta sexta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Dourados. Foram dias de atividades direcionadas para cada área de atuação da Educação.
Durante os períodos matutino e vespertino houve orientações voltadas para os Núcleos Social e Psicopedagógico, Pedagógico (Mais Alfabetização) e de Educação Especial. As ações tiveram participação de Rosélia Vera Barros, Nilva Celestrino Rocha Narcizo, Wanda Regina Calabretta Staut, Adriana Portella Graef, Aurélio da Silva Alencar.
Na quinta-feira, o tema abordado foi “O pensar e o fazer de apoio escolar: identidade profissional em construção”. A temática foi ministrada pela professora doutora Mirlene Ferreira Macedo Damazio.
Na quarta-feira, abertura da atividade, o tema foi “Estratégias Comportamentais como contribuição do processo ensino-aprendizagem”, com a psicóloga Heloisa Bortolotto da Silva.
Cerca de 400 estagiários participaram das ações nos três dias. Atividades para posterior realização e outro encontro dentro de um mês também são parte da ‘agenda’ desta capacitação para um dos núcleos.
Para a estagiária Sandriane Pinheiro, do Núcleo Psicopedagógico, capacitações como esta trazem reflexões e novos conhecimentos para aplicar no dia a dia.
Marlene Moreira Dias, assistente do Mais Alfabetização e professora apoio, falou da experiência na área de atuação e como as temáticas, de acordo com cada núcleo, vão depois acrescentar no trabalho como um todo.
“Ser professora apoio me agregou muito. Nessa nova função adquiri novos conhecimentos; em contato com os outros profissionais temos a troca de experiências que impacta no conhecimento do aluno posteriormente. Essa formação reciclou conhecimentos, direcionou nossas atividades em também como melhorar o trabalho em conjunto e tudo isso resulta para a qualidade de excelência”, disse.
Silvério Antunes de Souza Junior, assistente do Mais Alfabetização, estagiário apoio, está se especializando para o trabalho com alunos com autismo e atua atualmente com um aluno especial. Para ele, a Semed tem “abrangido o conjunto de trabalho e todos nesse direcionamento se chega ao foco que é um ensino de qualidade e que apóie para a criança alcançar suas potencialidades”.
A formação é um diferencial para quem atua na área há pouco tempo. Com três meses de estágio no Núcleo de Educação Especial, Isadora de Souza Nogueira, falou do contato importante que teve com os outros núcleos, experiências que aplicará no dia a dia de trabalho.
“Meu trabalho é no momento no administrativo, com a política educacional, estudo dos casos e essas explanações e integração vão agregar. Acompanhei mais de perto as experiências de quem está lá, conheci mais dos outros núcleos também, o que vai aprimorar no meu trabalho, na compreensão maior de forma ampla na Educação e traz mais incentivo para meu trabalho com pesquisa que é uma área que quero seguir”, ressaltou.