A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) informou esta semana que aguarda resposta da Caixa Econômica Federal referente ao envio da documentação técnica cujo objeto é a reforma do prédio que por muitos anos abrigou o Centro Homeopático de Dourados. Segundo o ofício n° 124/2018/Semop/PMD, a documentação foi enviada à instituição e recebida no dia 9 de maio, conforme protocolo 464/2018.
Os projetos arquitetônicos e de engenharia seguiram para análise, tendo contidos planilha orçamentária, composição de custos, cotações, memória de cálculo, planilha de BDI, caderno de encargos, memorial descritivo, matrícula de área, aprovação da Vigilância Sanitária, projeto arquitetônico, hidrossanitário, projeto elétrico, RRT e declaração quanto à desoneração.
Segundo a prefeita Délia Razuk, a Caixa é parceira importante e todo o crivo da instituição faz parte do melhor proceder destes empreendimentos. “Estamos aguardando para que mais um empreendimento seja revitalizado e entregue para a nossa população”, disse.
O secretário de Obras, Tahan Sales Mustafa, ressaltou a celeridade que a Semop tem empregado para que a unidade receba as melhorias o mais rápido possível, no entanto, ponderou que há situações burocráticas com prazos que precisam ser respeitados. “Aguardamos ansiosos a resposta da Caixa para que continuemos com o processo para que esta reforma aconteça”, disse.
O convênio foi assinado pela prefeita Délia Razuk em janeiro e a liberação dos valores aconteceu recentemente. A reforma vai permitir a estruturação do Centro Homeopático, o primeiro do país. A emenda no valor de R$ 400.214,00, foi empenhada pelo deputado federal Geraldo Resende e autorizada no dia 30 de dezembro de 2017.
A obra possibilitará intervenções na cobertura, na parte de hidráulica e elétrica, acessibilidade, climatização, recepção e sala de convivência, além de um espeço para a implantação da Clínica do Idoso.
Enquanto a reforma não acontece, o Centro Homeopático teve o atendimento remanejado para outras unidades, inclusive apresentando aumento de atendimentos. Com a revitalização o novo Centro Homeopático terá capacidade de atender 2.500 pacientes por mês e ofertará exames e o atendimento para idosos.