Nesta sexta-feira (18), data que marca o dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), realiza uma ação com o tema no Parque dos Ipês, a partir das 8h. Diversas atividades que envolvem os pacientes da saúde mental serão expostas à sociedade e outras dinâmicas especiais com os mesmos acontecerão no local.
Em Dourados, o Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Alcool e Drogas), Caps II e residência terapêutica trabalham com foco neste âmbito, com profissionais qualificados e atividades com constantes inovações, sob direcionamento da gestão Délia Razuk.
A gerente do Núcleo da Atenção Especializada Alessandra Perotti, destaca que o objetivo principal é relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica que extinguiu os hospitais psiquiátricos e criou os centros como espaço de reabilitação psicossocial.
“O momento marca a luta pelos direitos dos pacientes da saúde mental e o combate à ideia de que se deve isolá-los da sociedade. Esse cidadão possui o direito de viver em sociedade e ter acesso ao cuidado e tratamento com serviços humanizados”, pontua.
Alessandra Perotti destaca que o atual trabalho desenvolvido pelas instituições será exposto à sociedade, em um momento de debate e com a oportunidade da população de tirar dúvidas quanto aos assuntos que envolvem a saúde mental. A ação contará com exposição de arte desenvolvida pelos pacientes, aula de zumba, roda de conversa, roda de música, bingo, entre outras atividades.
“Contamos com a participação da sociedade, existem muitos questionamentos entorno do assunto que podem ser esclarecidos e dezenas de pacientes da saúde mental ficarão satisfeitos com o prestígio da população às suas ações”, destacou.
A ação contará com o apoio do Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e da Unigran com a abordagem do tema: Políticas Públicas e Saúde Mental.