O general de brigada Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, comandante da 4ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada, participa de encontro nesta quinta-feira (10), a partir das 16 horas, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), onde fará explanação sobre o andamento do processo de reforma e ampliação do aeroporto municipal ‘Francisco de Matos Pereira’.
O projeto está orçado em R$ 49 milhões e a execução é de responsabilidade do Exército Brasileiro. Conforme o general, o projeto executivo, a fase de reconhecimento e a aquisição de insumos já estão em andamento. “Levantamentos essenciais sobre o tipo de asfalto, topografia, análise de solo, lençol freático, questões ambientais, são direcionamentos que envolvem critérios e vão determinar os encaminhamentos antes de colocar as máquinas para funcionar”, disse o general Willian, em recente encontro com a prefeita Délia Razuk.
A prefeita realçou a importância do projeto, que considera de grande impacto para o desenvolvimento do município e da região, encaminhado nesta gestão com o esforço conjunto de secretarias e articulações políticas. “É preciso reconhecer a participação dos agentes públicos que vêm reivindicando essas melhorias ao longo dos últimos anos, para que Dourados possa finalmente ser incluída na rota nacional do transporte aéreo, com a infraestrutura e logísticas adequadas”, disse Délia Razuk.
No final do ano, Délia Razuk teve encontro com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, em Brasília, durante solenidade de assinatura do TED (Termo de Execução Descentralizada), com a presença, também, do general Claudio Coscio Moura, chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, responsável pela obra.
Os detalhes dessa reforma e ampliação do aeroporto vêm sendo tratados, desde o início, com o comandante da Brigada, “um parceiro da administração municipal desde o início dessa caminhada”, como definiu a prefeita e o Aeroclube de Dourados, por meio de toda sua diretoria, “um grupo de entusiastas que trabalhou muito para chegarmos até aqui”.