O secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, confirmou nesta quinta-feira (3) os entendimentos que vem sendo mantidos com a diretoria da cooperativa de trabalho médico Unimed no sentido de aproveitar a mão-de-obra profissional do quadro de cooperados no atendimento a determinadas especialidades onde a Prefeitura de Dourados enfrenta maiores dificuldades.
“Temos demanda reprimida em algumas áreas, como na reumatologia, psiquiatria, otorrino e na gastro, e um levantamento feito pela própria Unimed mostrou que é possível encaixar atendimentos nessas especialidades em determinados dias da semana na própria clínica particular do profissional da área”, revelou o secretário.
Renato Vidigal disse que as conversas estão em estágio adiantado com a diretoria da Unimed. “O presidente Jamal Haddad mostrou interesse nessa parceria, que é uma forma, também, da cooperativa emprestar a sua contribuição aos serviços públicos de saúde”, agradeceu. Setores da área ortopédica e da neuropediatria também deverão ser contratados por esse regime de atendimento.
UNIDADES DE SAÚDE
Paralelamente a esses entendimentos, a Secretaria municipal de Saúde mantém o programa ‘Equipe em Ação’ que já reformou a estrutura física das UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas regiões do bairro Guaicurus, Jóquei Clube e no distrito de Vila Formosa. A próxima etapa vai atender as Unidades do Parque do Lago, Maracanã, Jardim Carisma e o posto da Seleta, no Jardim Flórida.
De acordo com o secretário, esse programa compreende um esforço da comunidade, com mão-de-obra voluntária, a participação de alguns vereadores e até de colaboradores desses locais. “Nosso pessoal encampou a ideia de que é possível se unir para melhorar o local de trabalho. E temos recebido ainda a ajuda das equipes da Semsur e da Obras”, comentou Vidigal. Nos próximos dias serão feitos mais alguns retoques no trabalho realizado na Unidade do Guaicurus.