A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), realizou diversas alterações no trânsito do município com foco na segurança da população. Vias da área central e dos bairros têm recebido mudanças, com base em estudos técnicos da equipe da Agência para atender às especificidades dos pontos.
O reforço da sinalização nas vias de toda a cidade é uma das ações que tem sido priorizada pela administração, conforme destaca o diretor da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos. O objetivo é contribuir com a segurança dos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
Cristhian Lelis, gestor de trânsito, destaca que neste primeiro semestre o serviço atendeu, principalmente, pontos próximos a escolas e espaços públicos que contam com tráfego intenso.
Diante de solicitação dos moradores, a prefeitura encaminhou a implantação de sistema binário no Jardim Oliveira, no ponto entre as ruas Lourdes Abraão Prates e Josefa Cavalcante da Silva.
Com isso, ocorre a “mão única”, sendo que a rua Lourdes Abraão Prates, agora é sentido único oeste/leste e a rua Josefa Cavalcante da Silva, sentido único leste/oeste.
“Com essa ação eliminamos conflitos de conversão no local e se oferece mais tranquilidade para quem transita naquele ponto, atendendo demanda da população”, afirma o gestor.
Mudanças quanto ao estacionamento ocorreram nas ruas Major Capilé e Joaquim Alves Taveira. As vias contam com intenso tráfego de veículos e trechos com inúmeros pontos comerciais e existia a demanda por melhor fluidez do tráfego. Lelis explica que na primeira foi proibido o estacionamento do lado direito, no trecho que compreende a rua Aquidauana e rua Coronel Ponciano; na segunda, a proibição de estacionamento, também do lado direito, entre as ruas Aquidauana e João Rosa Góes.
Para garantia do direito de melhor acesso, a Agetran fixou pontos de estacionamento exclusivos para idosos e deficientes físicos próximos a diversas igrejas no município.
Um semáforo foi implantando recentemente no cruzamento das ruas Ponta Porã e Balbina de Matos. O ponto que conta com grande tráfego por ser área freqüentada por universitários oferecerá maior segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Outro ponto que tem contado com atenção da Agetran, é a região da Vila Industrial, próximo a um hipermercado. Lelis explica que caminhões ficam estacionados nas ruas, o que complica o tráfego e gera transtorno aos populares. Ele explica que foi proibido o estacionamento nas vias, no entanto, será encaminhada nos próximos dias, a proibição específica de estacionamento de caminhões.
“Vamos trabalhar nesse ponto e intensificar a fiscalização para resolver essa problemática”, citou.
A Agetran já estrutura a programação do Maio Amarelo. A direção enfatiza que atuará para levar conscientização sobre um trânsito mais seguro para os vários segmentos da sociedade.