O terceiro sábado de outubro de cada ano é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. É o que prevê a Lei 13.430/2017.
Neste sentido, e para que sejam alcançados os objetivos propostos, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, irá realizar testes rápidos neste sábado, 21, das 7h às 19h, no Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais – Rua dos Missionários, 420 – Jardim Caramuru. Também haverá blitz em vários pontos da cidade.
De acordo com Berenice de Oliveira Machado Souza, coordenadora municipal de DST/Aids/Hepatites Virais, a atividade visa cumprir metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2017, com a finalidade de atender às diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
“A saúde da população é uma preocupação constante da gestão Delia Razuk e esta ação tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce e ampliar as informações sobre a infecção, estimulando a testagem e, em caso positivo realizar o tratamento adequado, com consequente redução de mortes causadas por essa infecção”, explica a coordenadora.
A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas, podendo ser transmitida por meio da relação sexual sem o uso da camisinha com uma pessoa infectada ou pelo contágio da mãe infectada para a criança durante a gestação ou no parto quando não é tratada. A infecção é grave e pode causar a má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.
Dados estatísticos revelam que vem aumentando consideravelmente os casos de Sífilis em Dourados. Até o momento, segundo a Coordenadoria, já foram notificados 123 casos de sífilis adquirida; 152 casos e 99 sífilis congênita.