Uma gestão que coloca em prática o compromisso com as pessoas tem diminuído o número de faltas nas marcações de consultas da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI). Por determinação da prefeita Délia Razuk, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) foi implantado para dar maior atenção aos pacientes que necessitam de procedimentos oferecidos e tem dado maior controle sobre a prestação destes serviços.
A principal meta, e o que tem gerado resultados, segundo o secretário de Saúde, Renato Vidigal, é manter contato com os pacientes antes das consultas. Esta prática, semelhante ao que ocorre na rede particular, diminuiu a incidência de faltas, dinamiza o atendimento e dá celeridade às solicitações. “Além do mais, cumprimos o maior desejo da prefeita que é manter contato com a população, uma vez que somos prestadores de serviço. O compromisso está em fazer o cidadão de bem sentir-se atendido, amparado”, disse o secretário.
Além disso, o NIR ainda pressupõe dar agilidade ao serviço prestado, melhorando os fluxos de atendimento, tanto nas consultas como no setor administrativo. “Quando a administração mantém o contato ela estreita relacionamento e melhora o atendimento. Matemática simples que vem dando certo”, disse Vidigal.
Com as informações repassadas, o administrativo da PAI consegue ter ferramentas estatísticas sólidas, organizando as consultas. “Com este sistema temos uma atuação que permite evitar problemas com a falta de documentação, com a incidência de faltas e outros, o que reduz repasses. E temos uma ação contrária a isto, com a melhora do potencial para negociação de novos repasses”, explicou o secretário.
O NIR, implantado na gestão da prefeita Délia Razuk e interligado ao Sisreg, tem por meta cobrir toda a rede de saúde municipal dando primazia aos fundamentos do Sistema Único de Saúde – SUS, como a equidade, universalidade e a integralidade.