A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza 195 itens entre remédios e insumos na rede de distribuição do município. A informação compilada pela Relação Municipal de Medicamentos (Remume) e pela Saúde Mental relata uma cobertura de atendimento de 90% em relação à totalidade de itens.
Segundo a Sems, os 10% restantes para completar o serviço com excelência, devem ser sanados em breve devido ao trabalho de fiscalização e acompanhamento das entregas e licitações. De 28 itens que faltam, a Secretaria aguarda a entrega de 15 e os demais devem ter licitação e compra revistas, o que vai regularizar e manter o atendimento perto dos 100%.
O secretário Renato Vidigal, ressaltou a preocupação da prefeita Délia Razuk em manter o serviço de distribuição de remédio em dia e com estoque. Segundo ele, para que isso seja possível, a fiscalização e o acompanhamento das empresas fornecedoras é fundamental e tem ocorrido. “Temos uma comissão de recebimento de medicamentos, por exemplo, que notifica toda empresa que manda errado, que não entrega. Estamos em cima”, disse Vidigal.
AMPLIAÇÃO
Além da regularização da distribuição, a Sems adequou locais e ampliou o atendimento das farmácias do município. Agora, farmácias da Rede Municipal de Saúde estão disponibilizadas nas unidades de saúde da Vila Rosa, Cachoeirinha, CSU, Izidro Pedroso, Santo André e nos distritos de Vila Vargas e Itahum, estes com atendimento no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
As unidades que terão atendimento além do expediente normal serão a Seleta e o Parque das Nações II, que estão disponíveis entre 7h e 11h, e das 13h às 22h.
No Pronto Atendimento Médico (PAM) no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h o atendimento é para cidadãos que necessitem dos medicamentos relativos à Saúde Mental. No PAM, também ocorre o atendimento em regime de plantão, entre 17h e 23h, de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados entre 7h e 22h. Neste regime de plantão, a entrega de medicamentos é geral.
A Secretaria informa que basta ao cidadão comparecer na unidade de distribuição munido de receita médica e com o Cartão SUS.