“Nem precisei ficar na fila. Em menos de uma semana, marcamos a consulta e hoje já vamos ser atendidos”. A afirmação é da dona Mariane Sangalli, 65 anos, que ao lado do marido Antônio Carlos Sangalli, 72, foi ao encontro da prefeita Délia Razuk, na manhã desta sexta-feira (23), na Praça da Juventude, no Parque das Nações I, para agradecer pelo programa ‘Olhando por Dourados’, criado com o propósito de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas.
O exemplo do casal Sangalli foi compartilhado pela senhora Ilda dos Santos, 62. Ela também manifestou aprovação à iniciativa da administração municipal e se disse feliz com a agilidade do atendimento. “Isso é muito bom; funciona mesmo. Estão de parabéns!”, falou.
Ao lado do secretário-adjunto de Saúde, Carlos Augusto Ferreira Moreira, e dos vereadores Braz Melo e Carlito do Gás, a prefeita explicou aos moradores do Parque das Nações I e adjacências que estavam ali para serem atendidos que a administração está fazendo a sua parte, cumprindo o compromisso de cuidar das pessoas.
Délia lembrou que ao assumir o comando do município havia uma demanda reprimida de 5 mil atendimentos oftalmológicos e hoje, com pouco mais de um mês do programa ‘Olhando por Dourados’, quase três mil pessoas já conseguiram o atendimento.
O adjunto Carlos Augusto, que coordena o ‘Olhando por Dourados’ anunciou que o programa vai avançar ainda mais, “não só com consultas, mas também com exames e cirurgias”. De acordo com ele, há vários pacientes que agendaram a consulta, mas não compareceram. “Iremos buscar essas pessoas”, disse.
O atendimento pelo programa iniciou dia 13 de maio, no complexo Jorjão, no jardim Água Boa, e desde o dia 12 de junho está na Praça da Juventude, no Parque das nações I, onde ficará até o dia 6 de julho.
AÇÕES
A prefeita aproveitou para discorrer sobre ações da administração e fez questão de reafirmar que o centro homeopático não foi desativado e que o prédio passa por reforma e adequações para prestar um atendimento ainda melhor. Hoje os serviços em homeopatia estão sendo prestados na Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) e no Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
Após as reformas e adaptações, além do centro homeopático, o prédio, no Jardim Londrina, abrigará também o Atendimento Médico ao Idoso (AMI).
Na visita, a prefeita também falou da situação das ruas de Dourados e adiantou que está indo à busca de recursos da União para intensificar a operação tapa-buracos na cidade. Pediu “um pouco mais de paciência” e anunciou que também está buscando parceria com o Exército e pedindo apoio dos representantes políticos, deputados estaduais, federais e senadores. “Dourados precisa se unir. A prefeitura está fazendo a sua parte”, disse Délia.