A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses mantém uma frente de vacinação antirrábica com visitação casa a casa em bairros de Dourados. Segundo o CCZ, pelo menos 55 mil cães e gatos devem ser vacinados e o cronograma iniciado em maio se estende até dezembro.
Com a ação de visitação, o CCZ evita alguns imprevistos nos pontos fixos, como incidentes entre animais ou com as pessoas que têm de levar os bichos para receber a dose.
Segundo Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do Centro, os moradores dos bairros visitados apenas terão de dar acesso aos agentes da Prefeitura. “Para aqueles que, porventura, não estejam em casa nos horários da visitação, manteremos um ponto fixo no fim de semana na região visitada”, disse.
Rosana ressalta a importância de os moradores receberem os agentes de endemias que farão a vacinação. Graças a este trabalho, desenvolvido há alguns anos em Dourados, não têm sido registrados casos da doença na cidade.
Esta semana, o CCZ já visitou o Jardim Canaã I, Laranja Doce, Porto Belo e Residencial Pelicano. Nesta quinta-feira (1° de junho), continua a vacinação no Pelicano, estendendo ao Estrela Hory e Monte Líbano.
Na sexta-feira (2), continua no Jardim Monte Líbano e segue com o Jardim Guanabara. No sábado (3), o ponto fixo será montado na escola Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã.