A prefeita Délia Razuk anunciou, em visitas realizadas na semana passada a empreendimentos públicos em construção e outros já concluídos na cidade, que pretende entregar “nos próximos quinze dias” a estrutura do PAI (o Pronto Atendimento Infantil), iniciativa dela própria quando foi vereadora do Município, encampada pelo então deputado federal Marçal Filho.
De acordo com a prefeita, a construção de uma unidade de atendimento específico às crianças, do porte do PAI, vem reforçar as ações já realizadas pelas Unidades Básicas e estende os serviços ambulatoriais para essa área de atendimento infantil, ampliando a cobertura na área de Saúde Pública. Délia Razuk foi eleita vereadora em 2008 e antes mesmo de assumir o mandato procurou informações sobre os meios mais eficientes para o atendimento à criança.
Durante o mandato, ela conheceu o sistema de funcionamento do PAI a partir dos exemplos das unidades existentes em Londrina, no Paraná e passou a reivindicar essa melhoria para Dourados.
Com o Pronto Atendimento Infantil, Dourados terá uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento às crianças e adolescentes, de forma integral, assegura a prefeita, que foi vereadora por dois mandatos e quando exerceu a chefia do Município, interinamente, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, autorizou o início das obras.
O PAI oferece consultas médicas especializadas, com equipe multiprofissional, odontologia, fisioterapia, saúde mental e também os serviços de enfermagem, vacinação e distribuição de medicamentos; e ainda tem um espaço para recreação com as crianças.
MAIS SAÚDE
Na mesma rotina de visitas que costuma empreender semanalmente aos serviços de responsabilidade da Administração, a prefeita esteve na Unidade de Saúde ‘Archiduque Fernandes’, na vila Hilda, conferindo as ações realizadas de recuperação do telhado e reparos na caixa d´água, atendendo solicitação dos usuários do local por intermédio do coordenador da Unidade, o enfermeiro Paulo Henrique.
O posto de saúde foi inaugurado em 1988 e recebeu a última visita de manutenção em 2010. Agora, segundo o coordenador, o espaço precisa do cercamento em alguns pontos de acesso, para garantir mais segurança aos usuários e funcionários. Ele pediu essa providência à prefeita e Délia Razuk já determinou a execução que será feita pela secretaria municipal de Planejamento. Na visita ao local, Délia estava acompanhada pela arquiteta da Secretaria, Ana Rose Vieira.