A prefeita Délia Razuk assinou na manhã de quinta-feira (13), durante a abertura da 13ª Festa do Peixe, um convênio de R$ 82 mil junto ao Governo do Estado para atender os piscicultores da região da grande Dourados. O acordo foi firmado durante abertura oficial da 13ª Festa do Peixe, no Parque Antenor Martins.
O diretor presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, destacou sobre o evento e falou sobre a disponibilização do valor com grande importância para fomentar a piscicultura na região.
“Venho hoje com alegria à Dourados e hoje vi os produtores empenhados, organizaram o pescado para venda direta ao consumidor, sem intermediários, com um produto de qualidade, isso é muito importante para o município e é por isso que o governador me determinou a trazer a Dourados este convênio que ocorreu através de uma emenda do deputado João Grandão e vem para contribuir muito para uma maior produção”, disse.
A prefeitura disponibilizou a contrapartida de R$ 9 mil. O representante pontuou sobre a parceria da instituição e do Governo para atender Dourados e ressaltou sobre o importante trabalho que a Secretaria de Agricultura Familiar vem desenvolvendo.
“Estamos disponíveis para trabalhar e fazer boas parcerias, ajudar a agricultura familiar que vem intermediando muitas situações conosco e tenho certeza que esse valor será aplicado para impulso favorável na região. Hoje Mato Grosso do Sul importa quase 70% do peixe que é consumido pela população local de outros estados e isso precisa ser revertido”, citou.
O secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, explicou que a Agraer estruturará a parte técnica referente ao convênio e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) a aquisição de alevinos e ração para distribuição nas propriedades rurais.
Ele destacou que a secretaria tem buscado fortalecer o setor e seguirá buscando novos projetos e parcerias dentre deste foco.
Felini ressaltou ainda sobre um pedido da Secretaria quanto a um conjunto de máquinas para atender o assentamento Amparo (67 famílias) e se comprometeu ao intermédio.
“Vou estruturar isso junto ao governador e espero trazer boas notícias para Dourados na semana que vem”, finalizou.