Primeira palestra realizada na Unigran foi na segunda-feira (20), com a presença da secretária Rose Ane Vieira – Ademir Almeida
A Prefeitura de Dourados através de várias secretarias municipais está empenhada em realizar uma das maiores festas do peixe que Dourados já viu e entre as ações do município estão as parcerias que irão garantir a qualidade dos produtos comercializados no evento que acontecerá de 12 a 16 de abril.
A informação é do secretário de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios que acompanhou pessoalmente a realização da análise sanitária completa que está sendo feita nas propriedades dos 12 piscicultores credenciados a comercializar seus produtos durante o evento, através da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A análise dos tanques, da alimentação e saúde dos peixes que serão vendidos durante os cinco dias da Festa que acontecerá nos Parques Antenor Martins, no Jardim Flórida e Primo Fioravante, no córrego Rego D’Água, está sendo feita por professores e acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Engenharia de Aquicultura da Universidade.
A professora Fabiana Cavichiolo coordena o Projeto de Extensão Universitária em parceria com a Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Agricultura Familiar fez as primeiras análises na tarde de sexta-feira na propriedade do piscicultor Edson Cardoso Azevedo no distrito de Indápolis. Nesta propriedade os técnicos da UFGD constatou que os peixes são saudáveis e estão em plenas condições de comercialização.
Landmark afirmou que a Feira do Peixe será a melhor de todos os eventos e por determinação da prefeita Délia Razuk será realizada nos dois maiores parques públicos da cidade para que o maior número de pessoas possam se divertir. Nos cinco dias da festa acontecerão eventos culturais, torneio de pesca na categoria parapesca, pesca infantil e adulto, feira do peixe, oficina gastronômica; torneios esportivos e praça de alimentação.
Unigran
Este ano além da parceria com a UFGD a Prefeitura de Dourados através da SEMDES – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável estabeleceu parceria com o curso de gastronomia da Unigran, coordenado pelo professor Marlon Libório Ferreira, com diversas orientações e palestras para o manuseio e comercialização de peixes durante a festa, além disso, será realizado o primeiro concurso gastronômico com pratos a base de peixe.
Segundo a secretária da SEMDES, Rose Ane Vieira, “Essa parceria engrandece muito o evento, pois além das palestras de manuseio, armazenamento e elaboração dos pratos, teremos o primeiro concurso gastronômico para eleger o melhor prato a base de peixe, o que vem de encontro com o que a população espera do evento, uma festa do peixe que ofereça uma praça de alimentação voltada para o tema da festa”
As palestras começaram na segunda-feira, 20 de março com o tema Higiene e Manipulação de Alimentos com visita técnica na cozinha pedagógica. No dia 27 de março o tema será o Armazenamento e cuidados com peixes e seus acompanhamentos.
O concurso gastronômico para eleger o melhor prato a base de peixe será no dia 15 (quinze) de abril, penúltimo dia da 13ª Festa do Peixe. Durante todos os dias do evento haverá orientação e acompanhamento nas praças de alimentação dos parques.