O prefeito Murilo inaugurou nesta segunda-feira, 12, o prédio próprio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), mais um investimento feito pela atual administração em termos de estrutura física para a Secretaria de Assistência Social.
Segundo a secretária da pasta, Ledi Ferla, por iniciativa de Murilo foram construídos, reformados e ou, ampliados, 17 prédios próprios onde funcionavam ou funcionam os serviços assistenciais.
Ledi cita a construção de dois Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a reforma e ampliação de mais sete; a reforma e ampliação do Centro de Assistência Social, onde hoje funcionam em prédios próprios o Conselho Tutelar, Centro POP e Casa dos Conselhos. Murilo construiu a sede própria da Secretaria de Assistência Social, do CCI (Centro de Convivência do Idoso Maria Martiniano de Brito) e do Creas. Também foram reformados e ampliados a sedes da Casa da Acolhida e do CCI Andres Chamorro, localizado no Jardim Água Boa.
De acordo com a secretária, além da imensa despesa com aluguel que a Prefeitura deixou de ter, o município de Dourados ganhou pontos no Indicador de Qualidade dos Serviços de Assistência Social, que é um monitoramento feito pelo governo estadual, cuja nota é repassada para o governo federal.
“Com os novos prédios, além da economia em aluguel, melhorou a qualidade dos serviços prestados na Assistência Social, e aumentando a nota do município, que é indicador para recebermos mais recursos estaduais e federais”, explica Ledi.
Uma das melhorias foi na adaptação dos prédios para pessoas com deficiência. Os quatro itens exigidos pelo Indicador de Qualidade dos Serviços de Assistência Social é a qualidade dos prédios da Assistência Social, dos serviços, do número de profissionais na área e horário de atendimento que é de oito horas.
Ledi informou que o único prédio da área de Assistência Social que ainda é alugado é do Cadastro Único.
CREAS
O Novo prédio do Creas, que visa o atendimento especializado e continuado de famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros).
O prefeito Murilo elogiou o trabalho da Secretaria de Assistência Social, que é extremamente técnico com pessoas especializadas capaz de apresentar um bom trabalho para a sociedade. “Nunca presenciei a assistência social fazendo política, distribuindo cestas básicas, por exemplo, mas sim, ajudando a pessoa a caminhar com suas próprias pernas, ensinando a pescar”, comentou, lembrando que a Assistência Social de Dourados hoje é referência em Mato Grosso do Sul.
O Secretario de Planejamento, Luiz Roberto Martins Araujo, lembrou que todos os dias a atual administração tem obras para inaugurar e o atual prédio do Creas é mais uma, que trará um beneficio muito grande à população. “Certamente o prefeito Murilo vai deixar grandes obras em todas as áreas e na Assistência Social foi uma das mais beneficiadas”, disse.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, além do prefeito Murilo, o deputado estadual João Grandão, os vereadores Idenor Machado, Sérgio Nogueira, o juiz da Infância e da Juventude, Zaloar Murat Martins e secretários municipais.
O novo endereço é na Rua João Pedro Gordin, 55 Vila Santa Catarina, próximo a Prefeitura.