Feira livre foi entregue pelo prefeito Murilo neste sábado em Dourados – A. Frota
Num momento histórico para Dourados, o prefeito Murilo entregou na presença de centenas de pessoas neste sábado (26), a primeira etapa da obra da nova feira livre, denominada Espaço Feira João Totó Câmara. Essa etapa concluída já permitiu que os feirantes iniciassem o atendimento no local, que passa a ser definitivo para que desenvolvam suas atividades.
Paulina Oshiro é produtora de hortifrúti e feirante, sendo que seu pai foi um dos pioneiros da feira há mais de 50 anos. Ela agradeceu ao prefeito Murilo pela obra, principalmente porque se trata de um local fixo para que os feirantes possam trabalhar.
“Eu agradeço do fundo do coração realmente. Agora a gente tem um lugar para trabalhar e ninguém mais vai nos tirar aqui dessa feira. Estou orgulhosa de estar aqui”, afirmou Paulina, que foi a primeira a montar a banca na nova estrutura.
Durante a cerimônia de entrega da obra, Paulina representou as feirantes da comunidade Nipo Brasileira, que receberam uma homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para manter a tradição da feira livre em Dourados. A honraria foi concedida pela Associação Nipo Brasileira em parceria com a prefeitura.
Segundo o presidente da Associação, Nélio Kurimori, a entrega da obra por Murilo é um marco para a cidade. “É um marco eterno que será relembrado pelas gerações futuras. Não poderia ter sido escolhido lugar melhor do que este ambiente de paz, alegria e natureza”, afirmou.
Também recebeu homenagem em nome dos feirantes durante a cerimônia, Eneias Ribeiro Marengo, que está na atividade desde 1963. A família do ex-prefeito Totó que dá nome à feira foi homenageada, assim como a família do jornalista César Cordeiro, que dá nome ao bosque instalado no Espaço Feira.
Durante a solenidade, representando os moradores, empresários e proprietários de imóveis da rua Cuiabá, Osvaldo Libório relatou que todos estão felizes e orgulhosos desta nova obra, pois trouxe dignidade tanto aos que moram na rua Cuiabá, quanto aos próprios feirantes. “A feira está no lugar que sempre mereceu”, relatou, lembrando ainda que o espaço se tornou um cartão postal para a cidade.
Para que as barracas permanecessem montadas, a rua Cuiabá ficava todo final de semana interditada num longo trecho. Um dos impactos positivos com a mudança é valorização tanto dos imóveis que estão nessa rua, quanto daquela região da cidade em que a nova feira está instalada.
O prefeito Murilo lembrou que houve um recente debate na cidade sobre a possibilidade fim da feira livre, tanto que a Câmara Municipal chegou a criar uma lei para garantir que a tradição fosse mantida. “Quantos feirantes formaram seus filhos e viveram com a renda da feira? E nós tivemos a oportunidade de fazer este trabalho junto com a Câmara, nossa equipe se desdobrou para fazer este projeto [da nova feira] e realizar a construção”, afirma o prefeito.
Ele ainda reforçou que este é um espaço definitivo para os feirantes, que eles também devem lutar para que seja mantido em condições, já que tem estrutura para que possam trabalhar e conforto para os consumidores. “Qualquer cidadão de Dourados sabe que pode vir à Feira, que compra produtos bons, com preços bons e justos”, explica Murilo. O prefeito foi homenageado pelos feirantes durante a cerimônia.
Para construção da primeira etapa da obra da nova feira livre foram aplicados recursos próprios da prefeitura. Ao todo, 164 feirantes estão cadastrados passam a atuar no local.