O III Seminário da Atenção Básica de Dourados “Práticas Inovadoras no fortalecimento da Atenção Básica”, juntamente com a II Mostra de Trabalhos e Experiências Exitosas no SUS e II Encontro Temático do PET Saúde: “A importância da integração ensino serviço”, tem como foco divulgar e fortalecer as ações e práticas desenvolvidas pelas equipes de Saúde e demais seguimentos, na busca pela qualificação da assistência. Outro ponto em destaque é a importância da incorporação da prática assistencial ao desenvolvimento do processo ensino/serviço, tendo como grande aliado o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde.
O nosso intuito é compartilhar as experiências exitosas, incentivando a realização de práticas inovadoras na assistência prestada ao usuário, promovendo a melhoria da qualidade do atendimento.
Dr. Sebastião Nogueira Faria
Secretário de Saúde de Dourados/MS
Programação:
Quinta feira – (24/11/2016)
Local: Auditório do bloco 10 – UNIGRAN
13:30hs– Exposição de trabalhos em formato de Banners e apresentação oral de relatos de experiência.
16:30hs– Encerramento das apresentações
19:00hs – Credenciamento
19:30hs – Abertura solene com mesa de Autoridades
Apresentação Cultural
20:00hs – Mesa Redonda de abertura: A importância da integração ensino serviço no fortalecimento das práticas exitosas no SUS. Participantes:
-Francy Webster de Andrade Pereira – Fisioterapeuta Me. em Educação e Apoiador institucional do DAB/MS Ministério da Saúde
-Hamilton Lima Wagner, Me. em Princípios da Cirurgia e Médico de Saúde da Família no Município de Curitiba/PR.
-Fábio Juliano Negrão, Médico Veterinário Dr. em Ciência Animal e Docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD.
-Mediador – Cátia Paranhos Martins – Psicóloga Dr. em Psicologia e Docente do Curso de Psicologia e da Residência Multiprofissional da UFGD.
Sexta Feira (25/11/2016)
Local: Auditório Bloco 10 – UNIGRAN
07:30hs – Roda de Conversa.
-Contribuição do PMAQ para a qualificação da Atenção Básica. – Francy Webster de Andrade Pereira – Fisioterapeuta Me. em Educação e Apoiador institucional do DAB/MS Ministério da Saúde.
-Experiências exitosas da atenção básica em Curitiba: a importância do Trabalho em equipe. – Hamilton Lima Wagner, Me. em Princípios da Cirurgia e Médico de Saúde da Família na cidade de Curitiba/PR.
-Práticas inovadoras: Um panorama da Atenção Básica no Mato Grosso do Sul. – Karine Cavalcante da Costa, Enfermeira Me. em Saúde da Família e Coordenadora Estadual de Atenção Básica Mato Grosso do Sul.
-Como o PET/Saúde e PMAQ tem contribuído no fortalecimento das práticas da Atenção Básica – avanços e desafios. – Waldno Pereira de Lucena Júnior, Me. em Ciências da Saúde, Médico da Estratégia de Saúde da Família, Docente assistente de Medicina de Família e de Comunidade e preceptor da residência em Clínica Médica UFGD.
11:00hs – Almoço.
13:30hs – Oficinas Temáticas:
1- Sistema de informação da Atenção Básica (SisAB), trabalhando com a nova versão do PEC. / Me. Francy Webster de Andrade Pereira / Apoiador DAB/MS.
2- Integração ensino serviço. / Dr. Fábio Juliano Negrão – PET/UFGD.
3- Trabalho em equipe na Atenção Básica. /Me. Hamilton Lima Wagner – Médico de Saúde da Família Curitiba/PR. (oficina reservada)
4- Saúde Indígena. / Residência Multiprofissional HUGD.
5- Saúde Mental infantil: Estimulando as potencialidades da criança. / Esp. Sandra Francisca da Silva e Esp. Sonia Soares da Silva / SEMS.
6- Matriciamento – Uma estratégia para a educação em saúde. / Equipe NASF 3 / SEMS.
7- Interdisciplinaridade na Atenção Básica: Saúde Bucal para os profissionais de Saúde. / Me. Elizandra de Queiroz Venâncio / SEMS.
8- Atenção à Saúde e a Assistência Farmacêutica no SUS: Enfoque na equipe multidisciplinar. / Doutoranda Flávia Patussi C. Sacchi / SEMS.
9- Sexo sem Complexo. Desmistificando a relação. / Dr. Cassia Barbosa Reis – UEMS.
16:30hs – Encerramento do Seminário.
Inscrições até o dia 15/11/16 no site: http://eventos.sistemas.
Inscrições prorrogadas até dia 22/11/2016
Valor da inscrição (A ser entregue no ato do credenciamento): 1 pacote de fralda geriátrica ou KIT de higiene (sabonete, shampoo, lenço umedecido, desodorante, creme e escova dental) que será revertido ao Lar do Idoso de Dourados.