O Parque das Nações I Plano, em Dourados vai receber neste sábado, 5, uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. A ação, que começa às 7h e termina às 13h, será realizada pela prefeitura, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
A iniciativa da ação está baseada no Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) onde o Parque das Nações teve um IIP (Índice de Infestação Predial) de 0,2%. O levantamento foi feito entre os dias 24 a 28 de outubro. No Parque das Nações foram visitados 416 imóveis e foi localizado um foco do mosquito.
Durante a ação serão realizadas visitas domiciliares, com inspeção do imóvel, orientação e eliminação dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Os imóveis em situação crítica, não atendendo as solicitadas previstas na Lei Municipal nº 3965 de 11 de fevereiro de 2016, serão notificados e estarão sujeitos a multa.
Também será feita a distribuição de panfletos educativos, sobre as doenças e esclarecimento à população douradense sobre os serviços prestados pelo CCZ.
“O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população da importância em manter limpos seus imóveis para que não apareça depósitos propícios à proliferação do mosquito, e demais vetores”, previne a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.
Focos
Conforme o último Liraa, em seis bairros foram localizados focos do Aedes aegypti. Além do Parque das Nações I, no Ypê Roxo (1), Altos do Indaiá (1), Campina Verde (1), Vila Arapongas (1) e Vila Sulmat (1).