Em pleno crescimento, Dourados tem atraído muitos investimentos imobiliários, principalmente na área de loteamentos. São empreendimentos de padrão alto, médio e social para atender a demanda de crescimento da cidade. Somente neste ano de 2016 a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento já aprovou 13 projetos de loteamentos, de acordo com Rosmari Covatti, diretora do Departamento de Parcelamento do Solo. São empreendimentos que estão à venda ou em lançamento.
Dourados enfrenta um boom de crescimento na gestão do prefeito Murilo. Ele organizou e modernizou a gestão pública municipal, o que favorece os investimentos. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento tem uma equipe ágil e muito bem preparada tecnicamente para imprimir rapidez na tramitação dos processos.
Esses 13 projetos colocam à disposição do mercado imobiliário mais 8 mil terrenos, segundo Rosmari, com uma gama variada de tamanhos e localização, que garante a expansão da cidade em todas as regiões. O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento é o engenheiro Jorge de Lúcia.
Já consta na infraestrutura do loteamento galeria de águas pluviais, asfalto e rede de água e energia. Em alguns casos a incorporadora oferece inclusive a rede de esgoto. É um grande avanço na legislação, que evita que a Prefeitura precise fazer a infraestrutura desses bairros no futuro.
Outro grande avanço foi a instituição pelo prefeito Murilo de legislação municipal que garante o fracionamento menor do solo. Assim, as incorporadoras podem colocar hoje a venda terrenos a partir de 200 m² (10×20 metros). São os chamados loteamentos sociais que garantem a famílias de menor renda a possibilidade de adquirir o terreno e construir a sua casa própria.
O Green Ville, localizado na região do Grande Guaicurus e com 1.500 lotes aproximadamente, é um dos loteamentos sociais recém aprovados pela Prefeitura. O Delta Parque, na região da Embrapa e com aproximadamente 1.300 lotes, está em tramitação na Prefeitura para aprovação.
Está em fase final de aprovação também na região do Clube Indaiá, pela VGM Incorporadora, o loteamento Flor de Lotus, com 500 terrenos. Acaba de ser aprovado também o Cidade Jardim 4, da São Bento Incorporadora, também na região do Clube Indaiá. O Cidade Jardim II, na mesma área, está em tramitação.
Uma novidade na cidade é um loteamento rural, localizado à margem do Rio Dourados, na BR-463, que já está aprovado. Executado pela JPC Incorporadora será um condomínio fechado, com foco no lazer e na pesca.
Organizada administrativamente pelo prefeito Murilo, polo regional forte, com população da região estimada em 1 milhão de habitantes, Dourados se consolidou como um centro de comércio, serviços e negócios, atraindo a atenção de empreendedores de várias partes do Brasil. É uma das cidades que mais crescem e se desenvolvem no Cento Oeste.