Neste sábado, das 8h às 16h, como forma de lembrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, que foi instituído pela Sociedade Brasileira de DST, em 2006, serão disponibilizados testes rápidos de detecção da doença, na sede do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, localizado à Rua dos Missionários 420, Jardim Caramuru.
A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados e da Secretaria Municipal de Saúde, pelo crivo SUS (Sistema Único de Saúde) através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, com a finalidade de atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das doenças sexualmente transmissíveis.
O Dia Nacional de Combate à Sífilis é lembrado todo terceiro sábado do mês de outubro. O objetivo da data é aumentar o debate sobre o assunto, mobilizando a sociedade para o combate e prevenção à doença. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 12 milhões de novos casos ocorrem a cada ano no mundo.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) ou congênita quando transmitida de mãe para filho, o que pode acontecer durante a gestação ou o parto. A infecção é grave e pode causar a má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.
Berenice de Oliveira Machado Souza, coordenadora do programa em Dourados, disse que esse trabalho visa conscientizar e mobilizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce e ampliar as informações sobre a infecção estimulando a testagem e, em caso positivo realizar o tratamento adequado, com consequente redução de mortes causadas por essa infecção.