A campanha “Saindo do Sufoco”, idealizada pelo prefeito Murilo, chega à sua segunda edição, com lançamento nesta sexta-feira (12), às 7h30, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). A primeira edição aconteceu no ano passado, com muito sucesso.
Na abertura da campanha haverá uma palestra com o tema “Seus atos determinam seu comportamento”, oferecida pelo consultor Roger Milan, administrador de empresas, especialista em gestão de pessoas e na educação financeira e comportamental.
De acordo Rozemar Mattos, diretor-superintendente do Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor), órgão que realiza a campanha, esta segunda edição será desenvolvida por causa do sucesso na primeira edição.
A Saindo do Sufoco II será realizada de segunda-feira (15) até 15 de setembro. A campanha é realizada pela Prefeitura de Dourados em parceria com a Unigran e a Aced.
“Durante esse período os estabelecimentos que participam vão oferecer as melhores oportunidades de negociação. A proposta é reduzir a inadimplência no comércio. É bom para o empresário e é bom para o consumidor que consegue resolver suas pendências”, afirma o diretor.
SUCESSO
Na primeira edição da campanha as negociações atingiram 95,01% dos casos. A campanha atendeu 437 consumidores em busca de tentativas de acordo com credores.
Rozemar Mattos explica que o Procon entra em contato com a empresa para mediar a negociação. Cliente e empreendimento mostram suas propostas e contrapropostas, até que ambos cheguem num acordo amigável que fique interessante financeiramente aos dois lados.
A maior parte dos credores que participou na edição passada ofereceu desconto ou isenção nos juros e multas, parcelamento facilitado em mais vezes do que costuma conceder a devedores. “Estas estratégias foram fundamentais para o sucesso da campanha”, lembra Rozemar.
Procons de todo o Estado também participam conjuntamente da campanha idealizada emm Dourados. A realização em âmbito estadual ficou definida no VI Fórum de Procons Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada em Dourados entre os dias 10 e 11 de março. Participaram representantes de 15 Procons do Estado e outros 12 foram convidados a aderir à mobilização.
Segundo Rozemar Mattos, além de oferecer oportunidades de pagamento da dívida, a campanha tem como meta reforçar a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.