Pelo menos 30 profissionais de saúde de Dourados participaram nesta segunda-feira (18) de uma capacitação da Política Nacional da Segurança do Paciente, promovido em parceria entre o Hospital da Vida, HU (Hospital Universitário) e Hospital Santa Rita.
De acordo com o superintendente do Hospital da Vida, Genivaldo Dias da Silva, a capacitação faz parte de uma aliança mundial para reduzir os riscos aos quais o paciente é submetido durante a assistência hospitalar, como queda, feridas por ficar muito tempo deitado e até mesmo receber medicação errada.
“Através da capacitação, nós profissionais de saúde podemos fazer uma reflexão a manter sempre o sentido de alerta sobre a missão de atender bem o paciente. Ninguém entra no hospital para sair machucado ou ainda mais doente”, afirmou Genivaldo. “Além disso, independente de sermos profissionais de saúde, todos nós somos pacientes em potencial”.
Segundo ele, a capacitação foi organizada pela enfermeira Rose Assumpção, do HU, que trouxe para Dourados a professora e enfermeira Arminda, responsável pela capacitação em Mato Grosso do Sul.
O curso ocorreu no auditório do Hospital Santa Rita, que também forneceu o material audiovisual para a capacitação. “Essa é uma preocupação de todos os hospitais da cidade, que têm como meta evitar mal aos nossos pacientes”, afirmou o superintendente.