Atrativos turísticos de Dourados foram visitados por jornalistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Foto: Dênes de Azevedo/Press Trip
A convite do MTur (Ministério do Turismo), o jornalista Eduardo Madeira, do site especializado em turismo Embarque na Viagem, conheceu Dourados nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho. Na quinta-feira, dia 7, o portal publicou a “Dourados, uma cidade hospitaleira no Mato Grosso do Sul”. A visita foi pelo projeto Press Trip, cujo objetivo é mostrar o interior do Brasil por ocasião do Revezamento da Tocha Olímpica.
“Dourados é a maior cidade do interior do Estado, e está modernizando sua estrutura turística e de eventos. Sua localização é passagem obrigatória para os turistas que chegam do sul do Brasil e de boa parte dos que chegam através de seu aeroporto, buscando as belezas de cidades como Jardim e Bonito e do Pantanal. A cidade fica a 223Km de Campo Grande, a 277 Km de Bonito, a 207Km de Jardim e a 120Km da fronteira com o Paraguai”, escreveu o jornalista na matéria.
“Na cidade, conheci alguns lugares dentro das áreas urbana e rural. Entre eles, a Reserva Ambiental Champagnat, o Galpão das Artes Guaicurus, a Reserva Indígena de Dourados, o Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Usina Filinto Muller e o Teatro Municipal. Na ocasião, fiz a cobertura da celebração da Tocha Olímpica em Dourados, na Praça Antônio João, e também visitei a Embrapa Agropecuária Oeste, que desenvolve pesquisas para a agropecuária. Conheci também a Cantina Mato Grosso que fabrica o chopp Bier Rein, feito em Dourados, e também o Kanoa Restaurante e Pesqueiro – quer comer peixe em Dourados? Este é o lugar!”, escreve.
Ele aponta o “Galpão Guaicurus”, do Mestre Cilso, como uma referência do artesanato em Mato Grosso do Sul e fala também das obras de um dos precursores do grafite em alto relevo 3D, Marlon Beraldo, sobrinho de Mestre Cilso. Fala da Reserva Indígena como a única no mundo a reunir três etnias em uma mesma área.
A Usina Felinto Muller ele aponta como a primeira obra importante de Dourados. A Reserva Ambiental Champagnat é apontada como uma extensa área de preservação ambiental, e vasta biodiversidade de espécies da flora e da fauna brasileira, como os macacos-prego.
Com relação à Embrapa Agropecuária Oeste a reportagem diz que é um dos locais que está sendo inserido no roteiro de atrativos turísticos a serem visitados em Dourados, pois possui um grande potencial que pode agregar valor ao turismo científico nacional. Aponta como eventos importantes de Dourados o Festival Gastronômico Sabores de Dourados, a Festa do Peixe, a ExpoAgro, a Festa Junina, e a Japão Fest, além de vários eventos de negócios.
O link para ler a matéria é:
http://www.embarquenaviagem.com/2016/07/07/dourados-uma-cidade-hospitaleira-no-mato-grosso-do-sul/