A prefeitura de Dourados vacinou até agora 10 mil animais, entre cães e gatos, na campanha de Vacinação Antirrábica, ou seja, 20% dos 53 mil previstos na zona urbana e rural do município. A meta é vacinar 80%. A vacinação começou no dia 7 de junho e está sendo feita de forma itinerante com objetivo de atingir o maior número de animais.
A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), Rosana Alexandre da Silva, explicou que a campanha será mais demorada este ano porque os agentes de saúde têm que passar de casa em casa, seguindo um cronograma semanal.
“Aquele morador que por ventura não estava em casa durante a semana e perdeu a vacinação, tem a oportunidade de levar no ponto fixo que montamos no sábado e se assim mesmo perder, pode levar no CCZ”, explicou Rosana.
Vacinação
Conforme o cronograma do CCZ esta semana a vacinação na zona urbana será feita na quinta (7), sexta-feira (8), de forma itinerante, das 7h às 17h, no Jardim Maringá e Cuiabazinho. No sábado, a vacinação terá ponto fixo, das 7h às 17h, no Jardim Clímax, na Escola Estadual Daniel Berg.
Já na zona rural, o cronograma também será nesta quinta e sexta-feira, itinerante, em Picadinha e Serrito, das 7h30 às 16h.
Devem tomar as doses, cães e gatos acima de quatro meses de vida, incluindo fêmeas prenhas ou amamentando, já que não há contraindicação para estas. Outros tipos de animais não serão imunizados contra a doença.
A vacina é totalmente gratuita e deve ser aplicada somente pelos agentes do CCZ. Não há distribuição, ou seja, o dono não pode buscar a dose para aplicar em casa, é preciso levar o cão ou gato que será imunizado até o local devido ou permitir a imunização quando o servidor chegar a sua casa. A medida visa melhor controle sobre a imunização.