Os douradenses que tiverem interesse em vacinar seus cães ou gatos contra a raiva devem levar os animais até a Unidade Básica de Saúde Seleta neste sábado (11). Haverá um ponto fixo de imunização para atender os animais das 8h às 17h.
Devem tomar as doses, cães e gatos acima de quatro meses de vida, incluindo fêmeas prenhas ou amamentando, já que não há contraindicação para estas. Outros tipos de animais não serão imunizados contra a doença.
A vacina é totalmente gratuita e aplicada no ponto fixo somente pelos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados. Não há distribuição, ou seja, o dono não pode buscar a dose para aplicar em casa, tem que levar o animal até o ponto. A medida visa melhor controle sobre a imunização.
A ação faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica que começou essa semana em Dourados. Desde terça-feira (07), os agentes do CCZ estão percorrendo os bairros da região do Grande Flórida para fazer o trabalho de imunização de casa em casa.
O ponto fixo tem como foco atender os moradores dessa região da cidade que não estavam em casa ou por outro motivo, não tiveram seus animais imunizados. No entanto, a imunização nessa data também é aberta para pessoas de quaisquer lugares da cidade levar seus bichinhos. Vale lembrar que a programação está sujeita a alteração, apenas em caso de chuva.
Essa é apenas a primeira etapa da campanha que vai continuar nos próximos meses. Cada semana, uma região da cidade vai receber o trabalho itinerante de casa em casa, e posteriormente terá ponto fixo de imunização.
A divulgação do cronograma também será feita semanalmente. Para saber quando os agentes vão estar mais próximos da sua casa, basta acompanhar pela Fan Page da Prefeitura de Dourados na rede social Facebook, através do fb.com/prefeituradedourados.
A meta é vacinar pelo menos 80% da população canina e felina da cidade até o final do período da Campanha. Essa proporção corresponde a em torno de 53 mil animais, sendo 45 cães e 8 mil gatos.