A vacinação contra a gripe continua em Dourados para atender gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Além disso, as crianças até cinco anos de idade que já foram vacinadas devem tomar a segunda dose. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terminou na sexta-feira (20) para os demais grupos de risco.
A continuidade da imunização para gestantes e puérperas é porque este grupo foi o que menos chegou perto da meta de imunização durante a campanha. Com isso, o Núcleo de Programas de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados, orienta as unidades básicas de saúde da família que ainda tem doses usá-las para aplicação exclusiva neste público.
Apenas 51,69% do público alvo de gestantes foram imunizados, assim como 58,24% das puérperas. A meta era atingir 80% dessa população. “Quem tiver incluída nesses grupos pode procurar as unidades para fazer a imunização”, explica a coordenadora do Núcleo, Carla Cristina Ribeiro.
Vale ressaltar que as unidades de saúde funcionam até às 17h desta quarta-feira (25). Os postos ficarão fechados nesta quinta-feira (26) devido ao feriado de Corpus Christi e na sexta-feira (27) por conta do ponto facultativo decretado para as repartições públicas municipais. No entanto, as atividades retomam na segunda-feira (30) e a aplicação acontece enquanto houver doses disponíveis.
Também estão garantidas vacinas para aplicação da segunda dose em crianças com até cinco anos de idade. Essa deve ser aplicada 30 dias após a primeira dose que. “Os pais que levaram os filhos para tomar a primeira dose, pode procurara a unidade para tomar a segunda dose, porque nós temos disponíveis para isso”, explicou Carla.
Nesta semana, o Núcleo está imunizando adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas na Unei (Unidade Educacional de Educação). Também já foram encaminhadas as doses que devem ser aplicadas na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e Presídio Semiaberto.
Além de pessoas privadas de liberdade, gestantes, puérpera e crianças, tomaram as doses durante a campanha povos indígenas, idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Devido à quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e a grande procura pelo público alvo da campanha, não será aberta a campanha para toda a população.
Se considerado todo o público alvo, o município atingiu a meta da campanha. Foram imunizados 89,59% das pessoas que estão incluídas nos grupos de risco, sendo que a meta era 80%. Contribuíram para essa proporção os idosos e trabalhadores de saúde, que foram os que mais procuraram as unidades para imunização.