O Dia “D” que marca o início da Campanha de Vacinação contra Influenza em Dourados será neste sábado (30). Nesta data, todas as unidades básicas de saúde da família estarão abertas especialmente para a ação das 8h às 17h. Também será montado um posto volante no Shopping Avenida Center das 10h às 20h.
A meta é vacinar 80% da população de 66,4 mil pessoas que fazem parte da população que é público alvo da campanha. Essas estão incluídas nos grupos prioritários que são considerados de risco para a doença.
Serão imunizadas crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos de idade, gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas a partir de seis meses de idade; idosos (acima de 60 anos de idade); profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Alguns integrantes dos grupos ainda devem ficar atentos a algumas regras. Os pais que levarem seus filhos para tomarem a vacina, precisam ir até os pontos com as carteirinhas de vacinação das crianças. Já os profissionais da saúde precisam apresentar comprovante de que são trabalhadores da área. O portador de doenças crônicas que não for registrado na unidade em que vai tomar a dose, também deve levar comprovação para poder tomar a dose.
Para que o atendimento seja facilitado, a orientação é para que o usuário procure diretamente a unidade de saúde em que é cadastrado, já que estes locais já possuem o histórico do paciente. Quem não for registrado em unidade, mas se enquadra nos grupos de risco, também podem procurar os postos para imunização gratuita oferecida pelo SUS.
É válido lembrar que a vacina só é contra indicada em caso de reação alérgica a algum componente dela ou doença aguda no momento da vacinação. Qualquer dúvida sobre as doses podem ser sanadas diretamente nos locais do atendimento, já que equipe qualificada estará nos pontos para atender a população.
Quem não puder ir no sábado, poderá procurar as unidades básicas de saúde da família a partir de segunda-feira (02) em horário habitual das 8h às 11h e das 13h às 17h.