Termina na tarde desta quarta-feira, dia 27, o Workshop de Vigilância em Saúde e a oficina para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Os eventos começaram na terça-feira. A atividade integra o cronograma de ações da Caravana da Saúde, que este mês está atendendo a microrregião de Dourados em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
Geraldo da Silva Souza tem 37 anos no setor da saúde e afirma que está sempre aprendendo. Para ele, é essencial que haja recapitulações dos assuntos, que envolvem a população, principalmente para passar a sociedade essas informações. Josué Alves Garcia é um agente que considera especial o papel dessa gestão, principalmente por atuar em áreas de risco. “Eu já tive contato que os iniciantes não tiveram, por isso considero a orientação um compromisso”, afirma.
Larissa Castilho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso do Sul, explica que foram abordados vários temas, desde o controle de vetores, notificação de intoxicação por agrotóxicos, depósitos de inseticida e saúde do trabalhador, até cuidados e tratamento relacionados a doenças como raiva, Leishmaniose, dengue, chikungunya e zika vírus.
“É um aprimoramento, um aprendizado, principalmente quando se trata de um mesmo mosquito com três agravos diferentes”, comenta. Para ela, esse assunto é um desafio para a saúde púbica, pois a cada dia surgem novos casos e conhecimentos diferentes. “Estamos unidos para abordar contextos de interesse da vigilância e, principalmente, da vida e do bem-estar de todos. Uma coisa é certa: precisamos sempre estar alerta”, finaliza.
Essas atividades estão sendo realizadas na Unigran e na Câmara de Vereadores. A estrutura da Caravana fica no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, localizado na rua Itamaraty, 100, no Jardim Água Boa. Lá foram oferecidas consultas oftalmológicas até terça-feira. Procedimentos cirúrgicos nesta área seguem até o dia 30. As demais especialidades, como gerais, ortopédicas, ginecológicas, também continuam até que se alcance a meta de 1600 processos.