As consultas de oftalmologia são prioridade nesta quinta-feira (14), primeiro dia da Caravana da Saúde. Aqueles que precisam de cirurgias de catarata ou outros procedimentos relacionados à saúde dos olhos, podem procurar diretamente o evento que tem como sede o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”.
A adesão da população aos serviços da Caravana já vem se mostrando significativo, com agenda cheia para as consultas de oftalmologia. A intenção da prefeitura de Dourados, que é parceira do Governo do Estado na realização do evento, é reduzir principalmente a fila para cirurgias de catarata, que é grande no município.
Para quem não sabe, a catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho. Ela é ainda a maior causa de cegueira tratável.
Esse procedimento cirúrgico será feito, preferencialmente, em indivíduos com mais de 55 anos e a demanda é espontânea. Basta ir até o “Jorjão”, na rua Itamarati, nº 100, no Jardim Água Boa e procurar o guichê responsável. O Complexo pode ser procurado tanto por quem já está na fila e aguarda há muito tempo pelo agendamento, quanto quem ainda não havia procurado o SUS (Sistema Único de Saúde) para o procedimento.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, essas pessoas são aguardadas devido ao atendimento ser mais rápido, o que facilita para todos, inclusive a “desafogar” os serviços da rede pública.
Exceto as oftalmológicas, as consultas para as demais especialidades foram disponibilizadas à população na Caravana, com agendamentos por meio do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), ou seja, quem as deseja deve aguardar contato da Secretaria Municipal de Saúde que fará a agenda com base na fila já existente.
Há, então, uma expectativa de realizar 300 cirurgias diariamente no período de 14 a 26 de abril. São também mil consultas diárias durante os “Dias D” (15,16 e 17) com uma estrutura de, pelo menos, dois mil funcionários trabalhando em benefício à população.
Para todos os casos, porém, é essencial a apresentação do Cartão SUS. No entanto, a Caravana pode fazê-lo “na hora”. O interessado deve levar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência.
Quem já recebeu a ligação da Secretaria de Saúde para agendamento de consulta deve ir até esta quinta-feira na Caravana fazer o crachá para facilitar o acesso ao evento no dia do procedimento. Mais ações serão realizadas para atender a toda a família.
Além dos procedimentos de saúde, também é realizado durante toda esta quinta-feira um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, pelas Secretarias Municipal e de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Exército e mais voluntários. Essa é feita em toda a região do grande Água Boa, onde fica a sede do “Jorjão”.