A campanha “Saindo do Sufoco” idealizada pelo prefeito Murilo e realizada pela Prefeitura de Dourados através do Procon (Programa Municipal de Defesa do Consumidor) em parceria com a Unigran no ano passado, foi um sucesso. Tanto que este ano será expandida para os demais Procons de Mato Grosso do Sul.
“Vamos reeditar a ‘Saindo do Sufoco’ e este ano vamos fazer estadual, inclusive com o mesmo nome sugerido pelo prefeito Murilo para a campanha em Dourados. Nós fizemos aqui e foi um sucesso, então os demais Procons aderiram e vamos realizar como parte das ações integradas no Estado”, afirmou o diretor-presidente do Procon em Dourados, Rozemar Mattos Souza.
A realização dessa campanha em âmbito estadual ficou definida no VI Fórum de Procons Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada em Dourados entre os dias 10 e 11 deste mês de março. Participaram representantes de 15 Procons do Estado e outros demais 12 serão convidados a aderir à mobilização.
Segundo Rozemar, as instituições financeiras que estiveram no encontro para discutir as problemáticas do setor, já se comprometeram a participar e procurar realizar descontos para as pessoas que buscarem negociações através da campanha. Os Procons ainda vão procurar as lojas do comércio da cidade, para que participem. A mobilização está prevista para o segundo semestre deste ano.
Realizada durante todo o mês de setembro de 2015, a “Saindo do Sufoco” feita pela primeira vez em Dourados atendeu 437 consumidores em busca de tentativas de acordo com credores. O sucesso das negociações atingiram 95,01% dos casos.
No período da campanha, os consumidores que queriam sair na inadimplência e recuperar o crédito no mercado puderam procurar o órgão para renegociar suas dívidas. O Procon, em parceria com a Unigran, fazia a intermediação entre os credores e os consumidores.
De acordo com balanço feito pelo programa, foram negociados R$ 375.505,98 em dívidas, sendo que o acordo com os fornecedores gerou um valor de R$ 234.508,98. Houve desconto em relação ao débito principal, o que é positivo para que o interessado consiga quitar a dívida.
A principal dívida negociada pelo Procon foi relacionada ao cartão de crédito. Este é considerado o vilão disparado para o endividamento da maioria das famílias brasileiras, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
Além da campanha “Saindo do Sufoco”, os Procons do Estado decidiram realizar de forma integrada a “De Olho na Validade”, que é feita há três anos. Essa consiste em reunir supermercados e minimercados para conscientiza-los através de ações educativas como palestras, da importância de não ter produtos fora da validade à disposição dos clientes. Essa também vai conscientizar os consumidores sobre seu papel ao ajudar a fiscalizar e denunciar quando verificar esse tipo de irregularidade.